Arquivo
O comboio realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, em parceria com o Governo do Paraná, é direcionado para pessoas que já se encontram inseridas no sistema de espera de exames e consultas da Fundação Municipal de Saúde. Ao todo, foram disponibilizadas 110 vagas nesta ação.
O Comboio da Saúde iniciou as atividades em Ponta Grossa hoje, 13. A iniciativa, promovida através de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Paraná, tem como objetivo diminuir a demanda reprimida de exames e de encaminhamentos para cirurgias de Catarata na cidade. “É com grande alegria que recebemos as equipes do Comboio da Saúde aqui em Ponta Grossa, que tem contado com a grande parceria do governador Ratinho Junior para viabilizar investimentos e ações que trazem impactos extremamente positivos e diretos na vida da nossa população. Esse Comboio é uma luz para essas pessoas que aguardam há tempos a realização desses exames e o encaminhamento para as cirurgias, procedimentos fundamentais para melhorar a qualidade de vida destes nossos cidadãos”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), que recebeu e acompanhou os primeiros trabalhos do Comboio no Município.
Para o presidente interino da Fundação Municipal de Saúde, Gustavo da Matta, a iniciativa marca o avanço nas atividades de retomada total dos serviços de saúde atingidos pela pandemia da Covid-19. “É um evento importante. É o início da retomada da saúde com cirurgias eletivas. Essas 200 primeiras pessoas vão fazer os exames aqui e já sairão daqui com as cirurgias pré-agendadas. Posteriormente, teremos outras ações como esta e isso vai culminar no retorno normal dos trabalhos da área da saúde depois de dois anos de pandemia.”, ressalta.
De acordo com o chefe da 3ª Regional de Saúde do Paraná, Robson Xavier, a expectativa é de que o Comboio viabilize a realização de aproximadamente sete mil cirurgias de Catarata em todo o Paraná. “O Comboio da Saúde tem a pretensão de realizar cerca de sete mil cirurgias de Catarata em todo o estado. Essa é a primeira etapa em Ponta Grossa e as 200 primeiras pessoas foram chamadas para fazer alguns exames. Após realizados exames e as avaliações, serão feitos os agendamentos para essas cirurgias e depois o Município irá tomar todas as medidas para que possa levar os pacientes até Curitiba para a realização dessas cirurgias”, conta.
Entre as pessoas atendidas na data de hoje está Elio Luis Greinert. Ele aguarda cirurgia de Catarata há quatro anos e foi o primeiro paciente assistido pelo Comboio na data de hoje.
Quem o acompanhou durante os exames foi a filha, Silmara, que contou que a expectativa é grande para a cirurgia. “Ele sempre foi muito ativo, mesmo depois de aposentado. E a Catarata prejudicou muito a vida dele, porque o problema de visão fez com que ele ficasse mais em casa, parasse de dirigir. Então fazer a cirurgia vai contribuir para recuperar a qualidade de vida dele”, declara.
O Comboio da Saúde segue nesta terça-feira com os atendimentos da população já incluídos na lista de espera de exames e cirurgias da Fundação Municipal de Saúde. (Com assessoria)