13 de junho de 2022

Comboio da Saúde inicia atividades em Ponta Grossa

Arquivo

O comboio realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, em parceria com o Governo do Paraná, é direcionado para pessoas que já se encontram inseridas no sistema de espera de exames e consultas da Fundação Municipal de Saúde. Ao todo, foram disponibilizadas 110 vagas nesta ação.

O Comboio da Saúde iniciou as atividades em Ponta Grossa hoje, 13. A iniciativa, promovida através de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Paraná, tem como objetivo diminuir a demanda reprimida de exames e de encaminhamentos para cirurgias de Catarata na cidade. “É com grande alegria que recebemos as equipes do Comboio da Saúde aqui em Ponta Grossa, que tem contado com a grande parceria do governador Ratinho Junior para viabilizar investimentos e ações que trazem impactos extremamente positivos e diretos na vida da nossa população. Esse Comboio é uma luz para essas pessoas que aguardam há tempos a realização desses exames e o encaminhamento para as cirurgias, procedimentos fundamentais para melhorar a qualidade de vida destes nossos cidadãos”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), que recebeu e acompanhou os primeiros trabalhos do Comboio no Município.

Para o presidente interino da Fundação Municipal de Saúde, Gustavo da Matta, a iniciativa marca o avanço nas atividades de retomada total dos serviços de saúde atingidos pela pandemia da Covid-19. “É um evento importante. É o início da retomada da saúde com cirurgias eletivas. Essas 200 primeiras pessoas vão fazer os exames aqui e já sairão daqui com as cirurgias pré-agendadas. Posteriormente, teremos outras ações como esta e isso vai culminar no retorno normal dos trabalhos da área da saúde depois de dois anos de pandemia.”, ressalta.

De acordo com o chefe da 3ª Regional de Saúde do Paraná, Robson Xavier, a expectativa é de que o Comboio viabilize a realização de aproximadamente sete mil cirurgias de Catarata em todo o Paraná. “O Comboio da Saúde tem a pretensão de realizar cerca de sete mil cirurgias de Catarata em todo o estado. Essa é a primeira etapa em Ponta Grossa e as 200 primeiras pessoas foram chamadas para fazer alguns exames. Após realizados exames e as avaliações, serão feitos os agendamentos para essas cirurgias e depois o Município irá tomar todas as medidas para que possa levar os pacientes até Curitiba para a realização dessas cirurgias”, conta.

Entre as pessoas atendidas na data de hoje está Elio Luis Greinert. Ele aguarda cirurgia de Catarata há quatro anos e foi o primeiro paciente assistido pelo Comboio na data de hoje.

Quem o acompanhou durante os exames foi a filha, Silmara, que contou que a expectativa é grande para a cirurgia. “Ele sempre foi muito ativo, mesmo depois de aposentado. E a Catarata prejudicou muito a vida dele, porque o problema de visão fez com que ele ficasse mais em casa, parasse de dirigir. Então fazer a cirurgia vai contribuir para recuperar a qualidade de vida dele”, declara.

O Comboio da Saúde segue nesta terça-feira com os atendimentos da população já incluídos na lista de espera de exames e cirurgias da Fundação Municipal de Saúde. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos