Divulgação
Eleito com 61,03% dos votos, Rildo também quer asfaltar a ligação entre Caetano Mendes e a sede do Município.
Rildo Leonardi, do MDB, foi eleito no domingo, 06, prefeito de Tibagi com 6.973 votos, 61,03% dos votos válidos pela Coligação “Tibagi Forte”, formada pelos partidos PSDB, Cidadania, PP, MDB, União e PODE, uma vitória maciça que o coloca novamente no comando da cidade pelos próximos quatro anos.
Ele destaca a eleição foi bastante disputada com cinco candidatos, três deles ex-prefeitos, e que mesmo enfrentando fake news, o resultado das urnas mostrou que a população está interessada em propostas. “Eu e minha vice visitamos todos os bairros, comunidades e o interior. Fomos bem recebidos e cada vez mais estávamos incentivados a sair de casa às seis da manhã fosse com sol, chuva ou geada para mostrar nossas propostas”, disse.
A prioridade da nova administração será resolver o problema da água nas comunidades rurais que enfrentam sérios problemas com a estiagem. Rildo destaca que na primeira gestão abriu cinco poços artesianos que serão concluídos e novos serão abertos para levar água potável. Outro desafio é a manutenção das estradas rurais uma vez que o Município é o segundo do Paraná em extensão.
Para a geração de emprego, a meta é fortalecer o turismo em Tibagi, fomentando mão de obra direta, comércio, pousadas e hotéis. Outra ideia é retomar o Carnaval como um grande atrativo. “Temos um grande potencial turístico com uma natureza exuberante. Queremos retomar nossa grande festa de Carnaval. Precisamos vender a imagem de Tibagi para o Brasil como uma cidade turística, trazer divisas e gerar emprego”, diz.
Na industrialização, a proposta é adquirir área para um novo distrito industrial e atrair empresas, além de investir no empreendedorismo como fonte de geração de emprego e renda. “A ideia é oferecer oportunidade principalmente para nossos jovens e reter nossos talentos”, ressalta.
Na área da saúde, Rildo destaca a necessidade de médicos especialistas, além de mais medicamentos nas farmácias básicas, e maior oferta de exames. “A saúde é muito importante e hoje não temos ginecologista no município. Nosso hospital é estadual e demanda uma grande reforma para avançar e ampliar os serviços. Vamos trabalhar para isso”, ressalta.
O futuro prefeito quer retomar o diálogo com os profissionais da educação e proporcionar melhores condições de trabalho. O município deverá ganhar ainda uma escola em tempo integral em terreno já adquirido em sua primeira gestão. “Investir em educação é investir no futuro. E precisamos valorizar nossos profissionais, porque é muito importante ouvir aqueles que são responsáveis pela educação das nossas crianças”, diz.
Como outros municípios, Tibagi tem déficit habitacional e o objetivo é recuperar o tempo perdido focando em projetos dos governos estadual e federal para suprir a demanda.
Na área de infraestrutura Rildo destaca a necessidade de fazer pavimentação em algumas vias de bairros, e asfaltar os 35 quilômetros da estrada que liga o Distrito de Caetano Mendes à sede do município, com a estadualização da via. “É uma obra importante e que precisamos do apoio do governo do estado para concretizar e melhorar as condições desta importante via de ligação”, ressalta.
Buscar apoio dos governos para retomar a obra da Transbrasiliana na região também está entre os planos para a próxima gestão.
No comando da prefeitura pela segunda vez a partir de 2025, Rildo preza pela transparência e responsabilidade na gestão financeira, e quer investir os recursos em prioridades para a população. Ele ressalta ainda que conta com apoio de deputados estaduais e federais para abrir portas e trazer recursos. “Destaco a importância de Tibagi para o Estado, como município grande produtor de trigo, soja, milho e feijão. Contamos com o apoio do Estado, dos nossos representantes e principalmente da população a quem eu agradeço a confiança depositada em nós mais uma vez”, finalizou.
RESULTADO – A vice-prefeita eleita em Tibagi é Hely, do PP. Junto com Rildo eles venceram Angela (Republicanos) que obteve 1.319 votos, 11,54% dos votos válidos; Butina (PSD) com 1.236 votos, 10,82% dos votos válidos; Sinval Silva (PT) com 1.149 votos, 10,06% dos votos válidos e Paolo Pavesi (PL) que teve 748 votos, 6,55% dos votos válidos.
A eleição em Tibagi teve 11.870 votos totais, o que inclui 202 votos brancos, 1,70% dos votos totais, e 243 votos nulos, 2,05%. A abstenção foi de 3.299 eleitores, 21,75% do total de eleitores aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.