Arquivo
No final de abril o governador Ratinho Júnior esteve em Ponta Grossa e anunciou a ampliação de leitos no Hospital. Quase quatro meses depois, o HU ainda possui 26 leitos clínicos a menos do que foi prometido pelo governador.
Desde ontem, 23, o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), registrou a ocupação máxima dos leitos de enfermaria da Ala Covid-19. Todos os 15 leitos estão ocupados. Dos 20 leitos de UTI, 10 estão ocupados (50%).
A direção do HU informou as autoridades competentes que “não temos condições técnicas e humanas de receber novos casos para enfermaria”.
PROMESSA – No final de abril, o governador Ratinho Júnior (PSD) esteve no HU-UEPG e anunciou 20 novos leitos de UTI e 25 novos leitos de enfermaria para o tratamento de pacientes de coronavírus. Com a ampliação prometida pelo governador, o HU teria 30 leitos de UTI e 50 leitos de enfermaria na Ala Covid-19.
No início do mês, após o HU registrar a ocupação de leitos de UTI próxima à capacidade máxima, o Governo do Estado instalou mais 10 leitos de UTI, metade do que Ratinho Júnior havia prometido. Nesta terça-feira o HU registrou a ocupação máxima dos leitos de enfermaria da Ala Covid, 15 no total – dez a menos do que o Governo do Estado informava estarem disponíveis. Os 25 novos leitos anunciados pelo governador há dois meses ficaram só na promessa.
“Temos outros hospitais e enfermarias”, assegurou o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) hoje, 24, em seu programa de rádio, sem informar quais hospitais estariam recebendo estes pacientes.
CURITIBA – Em Curitiba, 83% dos leitos de UTI estão ocupados. Próximo de atingir a capacidade máxima, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, em seu programa de rádio hoje pela manhã, previu que pacientes da Capital e Região Metropolitana podem ser transferidos para o HU-UEPG, devido à proximidade com a cidade. “A ocupação das UTIs em Curitiba aumentou terrivelmente em dois dias. É uma preocupação que nós temos, porque são nossos irmãos. Moram a 100 quilômetros daqui. Se Curitiba ficar sem UTIs, certamente eles vêm para Ponta Grossa. Foi aberto um novo hospital em Telêmaco Borba com UTIs, que podemos contar porque ainda há vagas. Certamente vamos dar suporte para Curitiba”, afirmou Rangel.