Divulgação
Foram dez encontros com o objetivo de sensibilizar as prefeituras quanto à importância de criar ou aprofundar suas políticas públicas em defesa da mulher, criando os Conselhos e os Fundos Municipais da Mulher, garantindo assim os recursos necessários à proteção, defesa e garantia dos direitos desse público.
A cidade de Ponta Grossa encerrou na sexta-feira, 04, a “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”. Foram dez encontros, promovidos pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná), com o objetivo de sensibilizar as prefeituras quanto à importância de criar ou aprofundar suas políticas públicas em defesa da mulher, criando os Conselhos e os Fundos Municipais da Mulher, garantindo assim os recursos necessários à proteção, defesa e garantia dos direitos desse público.
Patrocinada pela Copel, Sanepar e Celepar, a caravana de Ponta Grossa teve o apoio da AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais) e as presenças do vice-governador do Estado, Darci Piana; da secretária da Mulher, Leandre dal Ponte; dos secretários estaduais Guto Silva (Planejamento) e Marcelo Rangel (Inovação); do presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos; da presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso; da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; da presidente do Movimento Mulheres Municipalistas e prefeita de Astorga, Suzie Pucillo; e da presidente da Frente Municipalista das Mulheres da AMP e prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck.
Além da abertura do evento em Curitiba, a caravana já esteve em Cascavel (no dia 15/06), em Francisco Beltrão (16/06), em Santo Antônio da Platina (30/06), em Irati (06/07), em Maringá (13/07), Arapongas (14/07), Guarapuava (20/07) e Campo Mourão (dia 27/07).
NÚMEROS POSITIVOS – A caravana apresenta números positivos. Atingiu 73,9% dos 399 municípios paranaenses A mobilização reuniu mais de 3.250 participantes. Houve ainda mais de 2.645 inscritos para certificação com a Escola de Gestão.
O vice-governador Darci Piana disse que as mulheres têm um papel extraordinário na sociedade. Disse que o Governo está fazendo uma gestão voltada ao bem de todos os paranaenses, mas com um olhar especial para as mulheres. “As caravanas estão mostrando a importância de valorizar as mulheres e destacar a importância de elas participarem da política. Parabenizo a todos e todas por esse grandioso evento. Continuem com essa luta justa”, disse.
A secretária Leandre Dal Ponte fez um agradecimento especial à AMP, às associações regionais e às prefeituras que apoiaram as caravanas. “Agradeço a todos e todas por esse apoio”, disse.
O presidente Edimar Santos afirmou que as caravanas são fundamentais para garantir que as mulheres se mobilizem em todo o Estado. “Coloco o Governo do Estado e a AMP à disposição para fortalecer as políticas públicas em defesa da mulher”, disse.
O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, disse que o Governo vai investir nas mulheres com orçamento próprio para que elas tenham cada vez mais espaço no Estado.
O secretário Marcelo Rangel afirmou que as pessoas mais inovadoras são as mulheres. “Essa pasta é uma das mais importantes do Governo do Estado. Parabéns pela criação da Secretaria”, disse.
Segundo a presidente da AMCG, Elisângela Pedroso (PSB), é preciso exaltar a visão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) por ter criado a Secretaria da Mulher. “A mulher tem um olhar diferenciado. Onde ela coloca a mão, as coisas acontecem de forma diferente. Conte comigo no que precisar”, disse.
A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) parabenizou a todos pelas caravanas. Ela disse que sofre preconceitos por ser mulher, professora e o etarismo. “Nosso encontro não é sobre nossa fragilidade, mas sobre a necessidade de valorizarmos o poder e a força da mulher. Capacidade não tem gênero. Exige competência, o que as mulheres têm de sobra”, comentou.
Suzie Pucillo destacou o olhar voltado às mulheres do Governo do Estado e da AMP. “Parabenizo o governador Ratinho Junior por ter criado a Secretaria da Mulher. Isso dará a oportunidade de fortalecer as políticas públicas em defesa da mulher em todo o Estado”, disse.
A prefeita Cleonice disse que, juntas, as mulheres são mais fortes e parabenizou todos pela organização do evento.
Do encontro, participaram ainda a prefeita Regina Magri, de São Pedro do Ivaí, que também destacou que no evento também participaram as prefeitas dos Municípios de Goioxim: Mari da Silva; e de Manfrinópolis, Ilena Oliveira. (Com assessoria)