7 de agosto de 2023

Com o vice-governador Darci Piana, Ponta Grossa encerra décimo encontro da “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”

Divulgação

Foram dez encontros com o objetivo de sensibilizar as prefeituras quanto à importância de criar ou aprofundar suas políticas públicas em defesa da mulher, criando os Conselhos e os Fundos Municipais da Mulher, garantindo assim os recursos necessários à proteção, defesa e garantia dos direitos desse público.

A cidade de Ponta Grossa encerrou na sexta-feira, 04, a “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”. Foram dez encontros, promovidos pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná), com o objetivo de sensibilizar as prefeituras quanto à importância de criar ou aprofundar suas políticas públicas em defesa da mulher, criando os Conselhos e os Fundos Municipais da Mulher, garantindo assim os recursos necessários à proteção, defesa e garantia dos direitos desse público.

Patrocinada pela Copel, Sanepar e Celepar, a caravana de Ponta Grossa teve o apoio da AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais) e as presenças do vice-governador do Estado, Darci Piana; da secretária da Mulher, Leandre dal Ponte; dos secretários estaduais Guto Silva (Planejamento) e Marcelo Rangel (Inovação); do presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos; da presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso; da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; da presidente do Movimento Mulheres Municipalistas e prefeita de Astorga, Suzie Pucillo; e da presidente da Frente Municipalista das Mulheres da AMP e prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck.

Além da abertura do evento em Curitiba, a caravana já esteve em Cascavel (no dia 15/06), em Francisco Beltrão (16/06), em Santo Antônio da Platina (30/06), em Irati (06/07), em Maringá (13/07), Arapongas (14/07), Guarapuava (20/07) e Campo Mourão (dia 27/07).

NÚMEROS POSITIVOS – A caravana apresenta números positivos. Atingiu 73,9% dos 399 municípios paranaenses A mobilização reuniu mais de 3.250 participantes. Houve ainda mais de 2.645 inscritos para certificação com a Escola de Gestão.

O vice-governador Darci Piana disse que as mulheres têm um papel extraordinário na sociedade. Disse que o Governo está fazendo uma gestão voltada ao bem de todos os paranaenses, mas com um olhar especial para as mulheres. “As caravanas estão mostrando a importância de valorizar as mulheres e destacar a importância de elas participarem da política. Parabenizo a todos e todas por esse grandioso evento. Continuem com essa luta justa”, disse.

A secretária Leandre Dal Ponte fez um agradecimento especial à AMP, às associações regionais e às prefeituras que apoiaram as caravanas. “Agradeço a todos e todas por esse apoio”, disse.

O presidente Edimar Santos afirmou que as caravanas são fundamentais para garantir que as mulheres se mobilizem em todo o Estado. “Coloco o Governo do Estado e a AMP à disposição para fortalecer as políticas públicas em defesa da mulher”, disse.

O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, disse que o Governo vai investir nas mulheres com orçamento próprio para que elas tenham cada vez mais espaço no Estado.

O secretário Marcelo Rangel afirmou que as pessoas mais inovadoras são as mulheres. “Essa pasta é uma das mais importantes do Governo do Estado. Parabéns pela criação da Secretaria”, disse.

Segundo a presidente da AMCG, Elisângela Pedroso (PSB), é preciso exaltar a visão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) por ter criado a Secretaria da Mulher. “A mulher tem um olhar diferenciado. Onde ela coloca a mão, as coisas acontecem de forma diferente. Conte comigo no que precisar”, disse.

A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) parabenizou a todos pelas caravanas. Ela disse que sofre preconceitos por ser mulher, professora e o etarismo. “Nosso encontro não é sobre nossa fragilidade, mas sobre a necessidade de valorizarmos o poder e a força da mulher. Capacidade não tem gênero. Exige competência, o que as mulheres têm de sobra”, comentou.

Suzie Pucillo destacou o olhar voltado às mulheres do Governo do Estado e da AMP. “Parabenizo o governador Ratinho Junior por ter criado a Secretaria da Mulher. Isso dará a oportunidade de fortalecer as políticas públicas em defesa da mulher em todo o Estado”, disse.

A prefeita Cleonice disse que, juntas, as mulheres são mais fortes e parabenizou todos pela organização do evento.

Do encontro, participaram ainda a prefeita Regina Magri, de São Pedro do Ivaí, que também destacou que no evento também participaram as prefeitas dos Municípios de Goioxim: Mari da Silva; e de Manfrinópolis, Ilena Oliveira. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos