21 de agosto de 2020

Com o aparelho, 150 exames de Covid por dia poderão ser realizados

Divulgação

Com a disponibilidade do equipamento, as Unidades Básicas de Saúde coletarão amostras de sangue dos pacientes e as enviarão ao Laboratório Municipal Alfredo Berger.

Desde a última quarta-feira, 19, Ponta Grossa passa a contar com um novo método de testagem para o coronavírus através do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), adaptou um equipamento que já realiza exames imunológicos a fim de utilizá-lo também para as demandas referentes aos exames da Covid-19.

Com a disponibilidade do aparelho, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) coletarão amostras de sangue dos pacientes e as enviarão ao Laboratório Municipal Alfredo Berger. No laboratório, um teste in-vitro do tipo imunoensaio Elecsys será realizado através do analisador Coba E 801, que detecta a presença de anticorpos contra a Covid-19.

O Cobas é um equipamento de eletroquimioluminescência que já estava disponível no Laboratório Municipal para a obtenção de exames de sangue para a tiroide (TSH e T3), câncer de próstata (PSA), hepatites, Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e toxoplasmose. Com o cenário atual de pandemia da Covid-19, uma adaptação do equipamento foi feita para poder realizar também os testes sorológicos para a detecção dos anticorpos contra o vírus.

“O objetivo da Fundação Municipal de Saúde é trazer tranquilidade para a população em relação às testagens no Município. Essa metodologia do teste sorológico possui uma sensibilidade de 95% para a detecção de anticorpos contra o vírus, um número maior do que a dos testes rápidos convencionais que também são realizados, por isso optamos pela aquisição desse tipo de testagem”, destaca o secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Manjabosco.

Para realizar o teste sorológico, é necessário que o paciente apresente os sintomas da doença e atenda aos critérios clínicos para a realização do exame, de acordo com o que é estipulado pelo Ministério da Saúde. A FMS ressalta que a Equipe de Saúde da Família entrará em contato por telefone com a população que será testada, conforme a lista de monitoramento. Por isso não há a necessidade de procurar as UBS por livre demanda para fazer o exame.

A novidade trazida com a adaptação do aparelho possibilita a realização de 150 testes para o coronavírus por dia e 300 testes sorológicos por hora para todos os demais exames. Os resultados saem em até 24 horas de forma on-line, através da disponibilização de senha aos pacientes submetidos às testagens. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de novembro de 2024

Prefeitura inicia em dezembro cadastro itinerante para o ‘Vale Gás’

Divulgação

29 de novembro de 2024

Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15

Divulgação

29 de novembro de 2024

Prefeitos de Ipiranga e Imbaú concorrem à presidência da AMCG

Arquivo

29 de novembro de 2024

Marcelo Rangel deve sofrer nova derrota com Maurício Silva na disputa da presidência da Câmara

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos