Arquivo
Um filho candidato a vereador pelo PSB junto à Aliel, o outro filho vereador no PSD de Marcelo Rangel, e ele filiado no MDB aliado da prefeita Elizabeth Schmidt. Chociai costura a união do grupo de Jocelito com Aliel.
O todo poderoso diretor de Administração e Finanças da ParanCidade, José Elizeu Chociai, e o seu pimpolho, Filipe Chociai, presidente da Câmara Municipal, romperam com a prefeita Elizabeth Schmidt e o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri (ambos do PSD) e ‘ficam de’a pé’.
Por aqui, Chociai filho se desentendeu com a prefeita Elizabeth Schmidt no encaminhamento dado pelo Poder Executivo para a votação do projeto de lei do transporte coletivo. Ele apresentou uma emenda reduzindo pela metade o prazo do contrato de dez anos, renováveis por mais dez, que foi rejeitada, mantendo os 20 anos renováveis por mais 20, proposta pelo Executivo.
O parlamentar teria sido deselegante com Elizabeth no dia da reunião com a base governista e abandonou o encontro contrariado, no último dia 15.
Com a aprovação do projeto na semana passada, Chociai somente assinou o encaminhamento para a sanção da prefeita na última sexta-feira, 31, à noite, o que causou revolta e o rompimento dos dois.
Nos últimos dias, diversos cargos comissionados e Funções Gratificadas (FGs) supostamente indicados por Chociai foram exonerados e canceladas pela prefeita Elizabeth Schmidt. E inúmeras outras devem ser feitas nos próximos dias.
Em Curitiba, Chociai pai teria se desentendido com o deputado Hussein Bakri, a quem apoiou na última eleição, e mantém o seu cargo e do seu outro filho, Mateus Chociai. Bakri esteve na região na última sexta-feira e estaria falando barbaridades sobre Elizeu e a sua participação em sua campanha. Ele teria prometido ‘pedir a cabeça’ de Chociai e do seu filho Mateus para o governador Ratinho Júnior (PSD) nesta semana.