9 de junho de 2017

Castro terá tropeada comemorativa

Arquivo

São esperados cavaleiros de toda a região dos Campos Gerais para relembrar o movimento do tropeirismo que foi o principal ciclo de desenvolvimento econômico e social da região sul e sudeste do Brasil

Dentro das comemorações de 40 anos do Museu do Tropeiro, está confirmada a reabertura da exposição “Tropeirismo” para amanhã, com a realização de uma tropeada pela antiga “Rua das Tropas”, por onde circulavam centenas de animais que deram origem a cidade de Castro. Essa passagem é atualmente a Rua Dr. Jorge Xavier da Silva, a principal rua do comércio castrense. São esperados cavaleiros de toda a região dos Campos Gerais para relembrar o movimento do tropeirismo que foi o principal ciclo de desenvolvimento econômico e social da região sul e sudeste do Brasil.

A tropeada era a viagem feita pelos tropeiros quando saíam do Rio Grande do Sul e percorriam os caminhos de Santa Catarina e Paraná até chegar a São Paulo, onde eram vendidas as mulas na cidade de Sorocaba em uma grande feira. Esse movimento contínuo propiciou o surgimento de cidades como Castro, Ponta Grossa, Lapa e Jaguariaíva, entre outras.

A tropeada comemorativa terá início em frente ao 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, às 9h30, seguirá pela Rua Romário Martins até o Rio Iapó, segue pela Dr. Jorge até Praça Teotônio Marcondes (praça do cavalo), retorna pela Rua Cipriano Marques até a antiga Câmara Municipal, terminando em frente ao Museu do Tropeiro, na Praça Sant’Ana do Iapó, onde acontecerá a cerimônia da reabertura oficial do museu.

“A tropeada vai resgatar um pouco do tropeirismo que referenciou o nascimento de Castro e será uma forma de aproximar a sociedade com a história do nosso município”, disse o diretor de Cultura da Prefeitura Municipal de Castro. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos