Arquivo
O paciente é motorista de caminhão e retornou de viajem de Minas Gerais e São Paulo. O homem está na UTI e seu quadro é estável.
A Secretaria Municipal de Saúde de Castro está divulgando as primeiras medidas para a prevenção ao coronavírus, seguindo orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).
Segundo orientação, todas as consultas eletivas de grupos de atenção primária como idosos, hiperdia e crianças, deverão ser canceladas. As consultas de gestantes serão mantidas normalmente. As receitas de medicamentos de uso contínuo deverão ser mantidas de acordo com a organização das equipes de saúde. Nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde serão divulgadas informações aos usuários sobre prevenção, sintomas da doença e esclarecimento de dúvidas.
A Saúde orienta ainda às Secretarias Municipais da Família e Desenvolvimento Social para cancelar eventos com idosos. Na Secretaria de Esporte e Juventude devem ser suspensos eventos em ginásios e outras atividades em grupo. A Superintendência de Cultura também deve suspender eventos com aglomeração de pessoas. Para o Hospital da Cruz Vermelha de Castro, a orientação é de suspender as visitas a pacientes internados.
Outra recomendação é de que restaurantes, bares e empresas de transporte de pessoas devem atuar de forma a prevenir a doença com higienização adequada.
Para as escolas, seguindo as orientações do Estado, neste momento ainda não há necessidade de suspender as aulas. Por enquanto, a recomendação é de que os ambientes sejam arejados e ventilados, que as crianças não compartilhem objetos pessoais como garrafas de água, talheres e copos, e ainda que seja feito o uso adequado do álcool 70% na higienização das mãos dos alunos e orientação sobre a higiene pessoal. (Com assessoria)