Divulgação
Evento tratou da cultura da organização como ferramenta para alcançar objetivos estratégicos.
Como motivar e apoiar colaboradores para novas ações dentro da Cultura e Comportamento Organizacional? Esta foi a pergunta respondida por Angela Halat Portugal em evento gratuito realizado pela Casa da Indústria e a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) ontem, 06. Cerca de 50 pessoas, das cidades de Ponta Grossa, Castro, Palmeira e Itararé do interior de São Paulo, aprenderam mais sobre maneiras de conduzir a cultura interna da empresa com foco em objetivos estratégicos.
Consultora e facilitadora, Angela atua na área de processos de desenvolvimento e cultura organizacional, planejamento estratégico e formação de lideranças, com mais de 20 anos de experiência profissional em grandes empresas como Sulzer Pumps, Femsa Coca-Cola, Foxlux e Sesi.
Segundo ela, a cultura organizacional está relacionada a padrões de comportamento que a empresa desenvolveu ao longo do tempo para lidar com desafios externos e interno. “A maneira com que é conduzida a cultura interna irá nos tornar mais ou menos capacitados para lidar com desafios ou para atingir objetivos estratégicos”, comenta Angela.
A palestrante destaca a importância de eventos como este, pois nem sempre o modelo de uma empresa pode ser utilizado por outro, mas é muito importante conversar com profissionais de outras empresas para saber dos processos que deram certo. “A base do sistema Fiep é a colaboração entre as empresas, por isso, além do conhecimento obtido na palestra, a conversa do cafezinho do intervalo é muito importante”, aponta Angela.
Darcy Miara Júnior, presidente da Casa da Indústria, destaca que Ponta Grossa vive um momento singular no ramo industrial e citou a participação do ICMS do Município como um indicador importante da relevância do setor para a cidade. Devido a isso, a entidade busca palestras de assuntos que façam a diferença para o empresariado local. “O cuidado com a cultura organizacional é fundamental para conquistar resultados positivos para as empresas e não é diferente para as indústrias especificamente. Temas como este, atuam na boa gestão de pessoas que reverberam no sucesso das empresas e no desenvolvimento da indústria na região”, finaliza Miara Júnior.
SOBRE A CASA DA INDÚSTRIA – A Casa da Indústria é formada pelo Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e de Marcenarias de Ponta Grossa (Sindimadeira), Sindicato Das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa (Sindimetal), Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios dos Campos Gerais (Sindirepa), Sindicato da Panificação de Ponta Grossa (Sindipan), Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos de Ponta Grossa, em conjunto com o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). (Com assessoria)