25 de abril de 2017

Cardápios em braile deverão ser disponibilizados em PG

Divulgação

Prefeitura sanciona lei estabelecendo a obrigatoriedade do item em estabelecimentos alimentícios

Em breve, ir a um restaurante, ler o cardápio de forma independente e ter autonomia ao fazer o seu pedido será uma realidade para todos os deficientes visuais de Ponta Grossa. O prefeito Marcelo Rangel (PPS) sancionou na última semana a Lei nº 12.767, que dispõe sobre a obrigatoriedade de cardápio em braile nos estabelecimentos alimentícios do município, aprovada pela Câmara Municipal de autoria do vereador Felipe Passos (PSDB).

Bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e similares deverão disponibilizar ao menos um cardápio em sistema de leitura tátil para deficientes visuais. Segundo a legislação, no impresso deverão constar, no mínimo, as mesmas informações do cardápio convencional.

A lei entrará em vigor a partir do dia 20 de maio. O próximo passo será a regulamentação, no que se refere à fiscalização e aplicações das sanções em caso de descumprimento. Esta etapa será elaborada pelo Poder Executivo, através da Procuradoria do Município e secretarias competentes.

INCLUSÃO – A Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi) é uma Organização Não Governamental (ONG) que atende pessoas com deficiência visual total e/ou com baixa visão, sem limite de idade, em Ponta Grossa. Para a diretora da instituição, Cilmara Buss, a obrigatoriedade da disponibilização de cardápio em braile é um avanço em acessibilidade.

“Hoje se fala muito em independência e em inclusão, mas quando a gente deixa que a pessoa com deficiência visual fique à mercê de um acompanhante na hora da escolha, estamos a excluindo”, analisa Cilmara, que destaca a autonomia possibilitada através desta lei municipal. “A partir do momento que se tem um cardápio em braille, o próprio deficiente visual pode fazer sua opção de acordo com seu paladar, o seu gosto e seu bolso”, finaliza a diretora da Apadevi. (Com asssessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos