3 de maio de 2018

Candidatura de Pauliki a federal pode comprometer representatividade de PG e região

Arquivo

Márcio Pauliki além de comprometer a votação dos deputados federais Sandro Alex e Aliel Machado (que irão disputar a reeleição), em Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais, pode não alcançar legenda e ainda tirar a reeleição de Aliel

As pretensões do deputado estadual Márcio Pauliki (SD) de candidatar-se a deputado federal nas eleições deste ano podem ser um “tiro no pé”. Ao dividir votos com os deputados federais Sandro Alex (PSD) e Aliel Machado (PSB) – que irão disputar a reeleição -, Pauliki além de comprometer a votação dos dois em Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais, pode não alcançar legenda e ainda tirar a reeleição de Aliel. Sandro Alex é o único dos três que tem o seu nome nas listas de apostas dos deputados eleitos.

Ponta Grossa registrou nas últimas duas eleições em média 87% dos votos válidos. De um total de mais de 220 mil eleitores, são em média 190 mil votos válidos. Nas eleições de 2014, cerca de 12% dos votos foram para ‘forasteiros’, sobram cerca de 167 mil votos para os candidatos daqui. Que cada um dos três com a tendência de uma disputa polarizada e a redução dos votos para os candidatos de fora, faça de 45 a 50 mil votos em Ponta Grossa, terão que buscar pelo menos mais 50 mil votos cada fora para eleger-se.

Além de não possuir uma base consolidada na região, Pauliki deve disputar a eleição no chapão encabeçado pelo PDT do candidato ao governo Osmar Dias, que deverá contar ainda com o PMDB. Entre os nomes que irão disputar no chapão PDT/PMDB/SD, estão os deputados federais Assis do Couto (PDT), João Arruda, Hermes Parcianello – “Frangão” e Sérgio Souza (do PMDB), além do ex-prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT).

Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais correm sério risco de perder não somente a sua representação em Brasília com a redução de dois para um deputado federal, mas também na Assembleia Legislativa, onde Pauliki teria maiores chances de reeleger-se.

A redução da representatividade dos Campos Gerais caso se concretize esse cenário por conta da entrada de Pauliki na disputa à Câmara Federal, representa um retrocesso histórico que refletiu diretamente no desenvolvimento de Ponta Grossa e região ao longo das últimas décadas.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos