8 de outubro de 2017

Caminhada Rosa conta com a participação de 300 pessoas na Avenida Vicente Machado

Divulgação

A atividade busca mobilizar e conscientizar a população em relação ao diagnóstico precoce do câncer de mama

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na última sexta-feira, 06, a Caminhada Rosa, que marcou a abertura das atividades do Outubro Rosa, mês em alusão ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Além da caminhada, panfletos foram distribuídos para o comércio, pedestres e motoristas, chamando a atenção da população para o assunto.

Cerca de 300 pessoas participaram da atividade, entre os integrantes estavam a vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo, Elizabeth Schmidt (PSB), a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Dona Simone Kaminski, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e a população em geral. O trajeto da caminhada percorreu toda a extensão da Avenida Vicente Machado até o Parque Ambiental.

Elizabeth Schmidt destacou a importância da ação para conscientizar as mulheres da prevenção ao câncer de mama. “O objetivo principal desse movimento é fazer com que essas mulheres lembrem de cuidarem de sua saúde, para que elas levem um choque de realidade mostrando quantas já passaram por esse problema e quantas estão salvas e vivas justamente porque foram diagnosticadas precocemente. A prevenção é vida e o Outubro Rosa é o mês em que se chama a atenção para a causa. Mas todos os dias são dias de se fazer a prevenção”, afirma a vice.

A Agente Comunitária da Unidade Básica de Saúde Zilda Arns, Raquel de Freitas Chaves, participou pela terceira vez da caminhada e reforça a necessidade de cuidados constantes com a saúde. “A caminhada é boa para conscientizar as mulheres sobre os cuidados com a saúde, mesmo que durante todo o ano nós façamos o trabalho de orientar as mulheres que visitamos para que elas realizem os exames preventivos de câncer de colo de útero e o de rastreamento, que é a mamografia”, explica Raquel.

Dona Simone Kaminski alerta para a necessidade das mulheres estarem com os exames em dia. “Hoje foi um dia muito importante para que a população tenha a consciência de como é importante o diagnóstico precoce do câncer de mama, para que elas tenham em mente que quanto mais cedo acontecer o diagnóstico, maior é a chance de cura”, enfatiza Simone.

As mulheres com 50 anos ou mais, ainda que não apresentem nenhum sintoma, podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima à sua casa para realizar a solicitação do exame clínico das mamas. Além do agendamento de exames, durante todo o mês de outubro as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão palestras, orientações, Testes Rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, coleta de preventivo, agendamento para a coleta de preventivo, além de outras atividades. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos