1 de junho de 2021

Câmara de Vereadores aprova doação do Hospital da Criança para UEPG

Arquivo

A doação permitirá que a Universidade assuma os serviços hospitalares; amplie atendimentos ambulatoriais; garanta a qualidade e humanização na assistência do pré ao pós-parto; implante o Programa de Residência Multiprofissional; e torne o Hospital uma referência no atendimento materno-infantil na região.

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou, em primeira discussão ontem, 31, a doação do Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A doação permitirá que a UEPG assuma os serviços hospitalares; amplie atendimentos ambulatoriais; garanta a qualidade e humanização na assistência do pré ao pós-parto; implante o Programa de Residência Multiprofissional; e torne o Hospital uma referência no atendimento materno-infantil na região.

Para o reitor Miguel Sanches Neto, a vinda em definitivo do antigo Hospital da Criança para a UEPG é uma conquista para a saúde dos Campos Gerais. “Já estamos atendendo um número maior de pessoas e este atendimento crescerá ainda mais, pois poderemos buscar investimentos para manutenção e ampliação do Hospital”. Sanches Neto ressalta que a conquista também é importante como campo de estágio para os cursos da Universidade, permitindo a ampliação de formações práticas. “Agradeço a todas as lideranças políticas que contribuíram para que esta doação se efetivasse”, enfatiza.

A doação é fruto do Projeto de Lei (PL) 046/2021, de autoria do Poder Executivo Municipal, protocolado em março deste ano. O texto do projeto afirma que a UEPG “é uma referência nacional nos serviços de educação de nível superior, pesquisa científica e extensão, com integração entre a sociedade e ensino superior”.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), a transferência formal do Hospital da Criança para a UEPG, aprovada hoje pela Câmara, é mais um passo para a modernização do sistema de saúde de Ponta Grossa. “Agradecemos aos vereadores por terem entendido e acolhido, por unanimidade, nossa proposta. Com o apoio do Governo do Estado e da UEPG, vamos ampliar e melhorar todas as etapas do atendimento em saúde de nossa cidade”.

Durante a sessão da Câmara, o vereador Julio Kuller (MDB) comemorou a aprovação do projeto. “Vejo com bons olhos essa doação, pois todos sabemos que a Universidade está capacitada ao extremo para esse trabalho”. Segundo o parlamentar Doutor Erick (PSDB), a Casa recebeu inúmeros projetos nesse sentido, mas o que foi aprovado hoje é o mais completo. “Não existe instituição mais bem vista para administrar o Hospital do que uma Universidade. Tenho certeza que a UEPG fará uma ótima administração do Hospital da Criança, assim como faz do Hospital Universitário”.

A vereadora Missionária Adriana Jamier (SD) também reforça a qualidade da UEPG para a execução do trabalho. “Sabemos que a Universidade é uma referencia nacional na pesquisa, ensino e extensão. Com a integração, teremos uma importante colaboração com a sociedade. Estou feliz por aprovar este projeto, pois acredito que o atendimento materno-infantil será referência nacional e nos temos muito a ganhar com essa união”, finaliza.

Geraldo Stocco (PSB) frisa que o projeto é interessante e favorável para Ponta Grossa. “Com a transferência, o Hospital aumenta o número de especialidades, o que vai ajudar profissionais e alunos, que poderão aprender na prática sobre o atendimento materno-infantil. Parabenizo a prefeita e o reitor, tenho certeza que esse projeto está vindo ao encontro das necessidades da nossa cidade”.

HISTÓRICO – Os serviços obstétricos do Hospital Universitário começaram a funcionar no Hospital da Criança em 20 de agosto de 2020, com quadro de servidores do Município e do Estado. As negociações para a transferência já ocorriam desde março do ano passado, com o então prefeito Marcelo Rangel, que deu início aos trâmites do convênio. À época, a transferência temporária possibilitou 26 novos leitos clínicos para tratamento de pacientes de Covid-19 no HU-UEPG.

Em abril do mesmo ano, a UEPG recebeu R$ 13,8 mi para a transferência da maternidade, UTI infantil e UTI neonatal do HU para o Hospital da Criança. O provimento veio por meio de esforços do Governo do Estado, em nome do Secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, que incentivou as negociações e a abertura de leitos do HU.

O pessoal efetivo que presta serviço do Hospital neste momento retornará progressivamente ao Município, até que a UEPG complete o quadro de servidores. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos