3 de março de 2022

Câmara de Castro adere ao Programa Nacional de Prevenção a Corrupção

Arquivo

Vereador presidirá o Legislativo castrense no biênio 2023-2024.

A Câmara Municipal de Castro aderiu ao Programa Nacional de Prevenção a Corrupção (PNPC) no mês de fevereiro. O programa foi lançado em 2021 sob coordenação do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU).

A controladora interna, Deborah Bueno, explica que a adesão aconteceu após o Poder Legislativo Municipal preencher formulário autoavaliativo de análise de boas práticas relacionadas aos mecanismos de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento de corrupção dentro do órgão. A partir desse questionário é elaborado um diagnóstico que fornece aos gestores ferramentas e orientações voltadas ao aperfeiçoamento constante.

“Ao responder o questionário, a Câmara ganhou o selo de participante do programa. É um passo importante para a implantação de um plano interno de prevenção a corrupção, para que todo o trabalho se traduza em um padrão de alto nível de integridade e ética”, menciona Deborah.

O presidente da Casa, Neto Fadel (Patriota), destaca que a participação no programa reforça o compromisso da Câmara de Castro em atender os princípios fundamentais da administração pública. “A adesão vem ao encontro de uma série de dispositivos vigentes há alguns anos na Casa, como o código de ética dos servidores e o código de ética e decoro parlamentar e do Portal Transparência”, relata.

Fadel acrescenta que o tema corrupção entrou em pauta recentemente quando a Mesa Executiva propôs alteração no Código de Ética e Decoro Parlamentar. Através da Resolução nº 06/2021, deixar de atender aos princípios que regem a Administração Pública quanto à transparência e a prevenção da corrupção passou a ser considerada falta contra a ética parlamentar. O inciso incluído na referida resolução atende o disposto na Lei nº 12.846/2013, conhecida como a Lei Anticorrupção, que prevê a responsabilização de atos contra a administração pública.

A Câmara de Castro une-se a milhares de instituições públicas do Brasil, dos três poderes e dos três entes federativos, mobilizadas em combater a corrupção. Ao utilizar a marca de participante do programa, a Casa de Leis reconhece sua decisão de participar de um processo evolutivo e colaborativo que envolve o setor público brasileiro com o objetivo de reduzir os níveis de corrupção no país. Estima-se que mais de 2% do PIB no Brasil é perdido com a corrupção, cerca de duzentos bilhões de reais por ano. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Criado com uso de IA

26 de novembro de 2024

O vigarista que caiu no conto do vigário

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos