17 de outubro de 2017

Câmara aprova programa “Vizinho Solidário”

Arquivo

A ação, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Mainardes Júnior, consiste na criação de grupos de comunicação, que utilizará principalmente as redes sociais, com o objetivo de conscientizar os participantes de zelar pela segurança uns dos outros e de seus patrimônios

Os vereadores aprovaram ontem por unanimidade em primeira discussão, o projeto de lei de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Mainardes Júnior (DEM), que cria o Programa “Vizinho Solidário”. A ação consiste na criação de grupos de comunicação, que utilizará principalmente as redes sociais, com o objetivo de conscientizar os participantes de zelar pela segurança uns dos outros e de seus patrimônios. “A proposta busca promover a organização comunitária, estreitar a relação entre os moradores e contribuir para a segurança de todos”, defende Mainardes.

Os participantes do grupo se comprometem a cuidar da casa um do outro, informar longas ausências, pessoas estranhas rondando as residências, carros estacionados na via em atitudes suspeitas, trocar mensagens e ligações de alertas, entre outras. O projeto prevê que cada grupo receba um kit composto por um adesivo ou placa do programa a ser fixado nas residências; um apito; uma lista para que sejam preenchidos os contatos dos participantes do grupo; e material com instruções sobre o programa, que deverão ser custeados pelos participantes ou por um patrocinador.

O projeto prevê ainda que será formada uma equipe de treinamento e acompanhamento das atividades do Programa junto às associações de moradores, composta por representantes da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Corpo de Bombeiros e Conselho Comunitário de Segurança.

“A união da comunidade é uma das formas mais eficazes na prevenção de crimes. O projeto não vai acabar com a criminalidade, mas com certeza funcionará como um inibidor”, conclui Mainardes.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos