Arquivo
A ação, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Mainardes Júnior, consiste na criação de grupos de comunicação, que utilizará principalmente as redes sociais, com o objetivo de conscientizar os participantes de zelar pela segurança uns dos outros e de seus patrimônios
Os vereadores aprovaram ontem por unanimidade em primeira discussão, o projeto de lei de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Mainardes Júnior (DEM), que cria o Programa “Vizinho Solidário”. A ação consiste na criação de grupos de comunicação, que utilizará principalmente as redes sociais, com o objetivo de conscientizar os participantes de zelar pela segurança uns dos outros e de seus patrimônios. “A proposta busca promover a organização comunitária, estreitar a relação entre os moradores e contribuir para a segurança de todos”, defende Mainardes.
Os participantes do grupo se comprometem a cuidar da casa um do outro, informar longas ausências, pessoas estranhas rondando as residências, carros estacionados na via em atitudes suspeitas, trocar mensagens e ligações de alertas, entre outras. O projeto prevê que cada grupo receba um kit composto por um adesivo ou placa do programa a ser fixado nas residências; um apito; uma lista para que sejam preenchidos os contatos dos participantes do grupo; e material com instruções sobre o programa, que deverão ser custeados pelos participantes ou por um patrocinador.
O projeto prevê ainda que será formada uma equipe de treinamento e acompanhamento das atividades do Programa junto às associações de moradores, composta por representantes da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Corpo de Bombeiros e Conselho Comunitário de Segurança.
“A união da comunidade é uma das formas mais eficazes na prevenção de crimes. O projeto não vai acabar com a criminalidade, mas com certeza funcionará como um inibidor”, conclui Mainardes.