20 de novembro de 2018

Câmara aprova criação da Fundação Municipal de Saúde

Arquivo

Uma emenda de autoria do vereador George Luiz de Oliveira que diminuía de 23 para 15 cadeiras foi rejeitada por 13 votos favoráveis e 10 contrários, seguindo para arquivo.

Os vereadores aprovaram ontem, em primeira discussão, o projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que cria a Fundação Municipal de Saúde. A proposta tramita em regime de urgência para que a Fundação possa ser contemplada no Orçamento do ano que vem. Votaram contra o projeto os vereadores Felipe Passos (PSDB) e Rogério Quadros (MDB).

Ao ser transformada de Secretaria em Fundação, a pasta ganha maior autonomia, passando ser responsável pela própria administração, ficando responsável pelo gerenciamento dos recursos financeiros e de pessoal. A expectativa é que com a Fundação os processos de compra da área da Saúde possam ser mais rápidos.

A mudança também faz parte do processo de estruturação para tornar a gestão plena da saúde, passando a receber os recursos do Ministério da Saúde destinados aos atendimentos de média e alta complexidade diretamente para o Município, sem a participação do Estado. Além disso, há desoneração da cota patronal do INSS.

O anúncio das mudanças administrativas foi feito pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) em junho deste ano. Além da mudança da Saúde, as Fundações Municipais de Esporte, Cultura e Turismo farão o processo inverso, se tornando secretarias. “Sobre as Fundações, notamos que com o passar dos anos, elas voltarem a ser secretarias e terão mais oportunidades de recursos. Já a Secretaria de Saúde teremos despesas patronais menores passando a ser Fundação, diminuindo R$ 18 milhões por ano, desonerando e podendo fazer mais investimentos”, esclareceu o prefeito na época.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

26 de novembro de 2024

Mabel Canto em Paris

Divulgação

26 de novembro de 2024

Lote 3 prevê novos contornos de 42 km em Ponta Grossa e viadutos na BR-376

Divulgação

26 de novembro de 2024

Hospital Universitário da UEPG inicia cirurgias de mutirão de ortopedia

Arquivo

26 de novembro de 2024

Assembleia Legislativa do Paraná devolveu R$ 432 milhões aos cofres públicos em 2024

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos