Arquivo
As abordagens permitiram ao Município diagnosticar a circulação do vírus e reforçaram as medidas de enfrentamento à doença.
Como medida de prevenção e para evitar a disseminação do coronavírus, a Prefeitura de Castro iniciou hoje, 15, barreira sanitária nas três principais entradas da cidade para motoristas que chegam vindos de outros municípios. Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estão concentrados na estrada que vai para a Castrolanda, no trevo principal de acesso a Castro (PR-151) e no acesso pela estrada de Tibagi. Os motoristas são abordados e respondem sobre sintomas como febre e dor de garganta, além de terem a temperatura aferida.
Se o motorista ou algum passageiro do veículo acusar temperatura de 37,5º ou superior, será encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica e testagem se for necessário. “A barreira sanitária é mais uma medida de prevenção com o objetivo de conter ao máximo a disseminação do vírus”, disse a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke.
Para o técnico de manutenção, José Antonio Borkoski, a medida é necessária para controlar a entrada do vírus na cidade. “Toda prevenção é válida e traz mais segurança para a população”, disse.
Até ontem, 14, Castro registrava 15 casos confirmados de coronavírus, sendo cinco pacientes recuperados e dez em isolamento domiciliar.
Maria Lidia ressalta que é importante que a população mantenha as medidas de prevenção para reduzir a transmissão do vírus como isolamento social, evitar aglomeração, lavar as mãos com frequência, utilizar álcool gel e máscara. “É um momento crítico em que estamos vendo os números de casos aumentarem e por isso devemos reforçar as medidas de segurança. Quem puder ficar em casa, fica, e quem precisa sair deve usar máscara em todos os lugares, inclusive na rua. É com a colaboração de todos que vamos vencer”, afirmou. (Com assessoria)