Israel Kaé
O deputado representante de Ponta Grossa e líder do Governo na Assembleia, cumpriu extensa agenda de compromissos na cidade nesta quarta e quinta-feira, 10 e 11. Em entrevista ao Blog do Johnny, ele informou que junto com a prefeita Elizabeth Schmidt, trabalha na captação de recursos para a pavimentação do Distrito Industrial e para equipar as Unidades de Saúde.
O deputado Hussein Bakri (PSD), representante de Ponta Grossa e líder do Governo na Assembleia, cumpriu extensa agenda de compromissos nesta quarta e quinta-feira, 10 e 11, conforme o seu compromisso de estar presente a cada 15 dias na cidade.
Na quarta-feira à noite, Bakri se reuniu com os reitores das sete universidades estaduais, acompanhado da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD). Na quinta se reuniu com representantes da sociedade civil, vereadores, secretários e lideranças da região.
Na manhã de quinta-feira, o Blog do Johnny entrevistou o parlamentar, confira:
BJ – Deputado, o senhor está aqui hoje cumprindo seu compromisso de estar ao menos duas vezes no mês na cidade, ouvindo setores da sociedade e as demandas de Ponta Grossa e região?
HB – Pelo menos duas vezes por mês estarei visitando essa cidade que me deu a honra, através da prefeita Elizabeth, de ser indicado como o seu representante junto ao Governo do Estado do Paraná. Sempre reunindo setores diversos da sociedade para discutir aspectos importantes de obras e investimentos do nosso Governo. Tenho aqui o Elizeu Chociai que coordena a parte política para mim. Tenho uma excelente relação com a Câmara de Vereadores, comandada pelo Milla, e com diversos vereadores. E com a prefeita Elizabeth tenho uma relação institucional, de amizade e respeito. Tenho certeza que nós vamos construir grandes projetos em Ponta Grossa. O nosso governador Ratinho Júnior já autorizou a prefeita para que ela faça diversos projetos de pavimentação urbana. Estamos discutindo com a prefeita também a pavimentação do Distrito Industrial. Temos recursos importantes que a prefeita está solicitando na área de saúde. O Centro de Especialidades Médicas foi uma grande conquista e vai ser um referencial no atendimento de saúde em Ponta Grossa e da região. Mas a prefeita quer mais, ela quer que os postos de saúde tenham mais resolutividade. Que a população pontagrossense não fique peregrinando pelos postos. Mais resolutividade, significa mais equipamentos nos postos. Estamos trabalhando com o secretário Beto Preto e eu defini algumas emendas individuais no Orçamento para que seja atendida essa demanda.
BJ – Nesta semana houve também a confirmação de um patrocínio para o nosso Operário Ferroviário, como foi essa articulação junto a Copel?
HB – Tivemos um primeiro encontro com os vereadores, e o vereador Paulo Balancin nos solicitou uma agenda na Copel, buscando apoio para um projeto importante para as categorias de base do Operário. E aí nós fomos, diria até que despretensiosamente até a Copel, levando os projetos e mãos, e saímos de lá com a garantia de R$ 300 mil que serão aplicados no fortalecimento desse projeto para ajudar o Operário que é um orgulho do Paraná, que temos certeza com apoio e união de esforços, podemos fortalecer o trabalho do Álvaro e toda a equipe diretora do Operário rumo à Série A do Campeonato Brasileiro. Estou muito feliz com essa conquista, e vamos agora até a Sanepar, buscando fortalecer ainda mais esta parceria, buscando novos investimentos no time.
BJ – O senhor atua como líder do Governo na Assembleia, e o pedágio tem dominado a pauta de debates deste ano. Como o senhor avalia esse novo modelo de concessão que está sendo proposto pelo Governo Federal?
HB – Em primeiro lugar, é preciso deixar bem claro: esse pedágio do jeito que está é horrível. Foi feito em 96 com preços abusivos. Quando termina o contrato é o momento de se rever. É preciso dizer também, que essa proposta não é do Estado, é do governo federal, que detém quase 80% dessas rodovias. Mas o governador, em alto e bom som, disse o seguinte: o Paraná não vai aceitar outra modalidade em que não esteja feita a seguinte conjugação: menor preço com obras. Também não adianta ter o menor preço e não ter obras. O que o governador quer, essa equação não é fácil. Não é com discurso que nós vamos alcançar. No passado foi feito discurso de abaixa ou acaba, isso não funciona, tanto é verdade que enquanto faziam discurso, abriram mais uma praça de pedágio na Lapa. Eu lembro bem. O que nós precisamos ter é seriedade. E o governador tem toda a seriedade para tratar desse tema. E segundo aspecto, é de vital importância que a Assembleia se posicione, afinal de contas nós temos 30 deputados federais, temos três senadores do Paraná, e nós temos o líder do Governo na Câmara, que é o deputado Ricardo Barros, com quem eu tenho um profundo respeito pelo trabalho dele. Tenho certeza que unidos nós podemos convencer o Ministério que esse modelo deles de fato, precisa ser melhorado. A Assembleia tem razão, está lutando e fazendo o papel dela. Mas esse modelo do governo federal precisa ser melhorado. É o que nós vamos pedir. O presidente Traiano já autorizou, só falta definir a data para que essa comitiva vá até Brasília fazer essa tratativa.
BJ – O senhor foi escolhido pela segunda vez consecutiva pelo prefeito (a) como representante de Ponta Grossa junto ao governo do Estado. A cidade tem dois deputados estaduais eleitos na chapa do governador Ratinho Júnior, mas que atuam na oposição. E por ter a sua base eleitoral fora daqui, é alvo de críticas como ‘forasteiro’, como o senhor lida com isso e qual o tamanho dessa responsabilidade?
HB – É muito grande. Fico muito feliz por ter sido escolhido como deputado representante de Ponta Grossa. E eu sempre disse que nunca entrei aqui para tirar o lugar de ninguém. Desde o começo, com o prefeito Marcelo Rangel. Mas eu sempre trabalhei e corri atrás, nunca perguntei quantos votos eu ia fazer e nem condicionei nada. Agora quero fortalecer esse trabalho com a prefeita Elizabeth, com os vereadores, e a maior resposta é trazendo recursos, mostrando serviço, mostrando trabalho, não dando bola para bravatas e discursos vazios. A população não quer isso, quer resultados. E o resultado nós estamos trazendo. Já começamos trazer completados nem dois meses da administração da prefeita Elizabeth. E vem muito mais pela frente a quantidade de recursos do governo Ratinho Júnior que nós estaremos trazendo para o Município de Ponta Grossa. Com bastante tranquilidade e respeito a todos os aspectos políticos da cidade. Eu sempre atuei desta forma, mas eu não abro mão de fortalecer o meu trabalho aqui nos Campos Gerais. Quero trabalhar, ouvir todos os segmentos, correr atrás de respostas e resultados. E eu tenho a cobertura do governador neste aspecto, porque afinal de contas, quem é do Legislativo sabe que nós não temos caneta, quem tem caneta é o Executivo. Cabe a nós correr atrás e brigar, lutar e precisa ter respaldo. E é esse respaldo que eu tenho do governador.