10 de agosto de 2018

Audiência pública sobre Planos Diretor e de Mobilidade Urbana acontece na segunda-feira

Divulgação

A população poderá conhecer e tirar as dúvidas sobre os documentos.

Na segunda-feira,13, a população terá mais uma oportunidade para entender, opinar e participar do planejamento da cidade para os próximos dez anos. Será realizada a terceira audiência pública relacionada à revisão do Plano Diretor e à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Ponta Grossa, documentos que são elaborados pela Prefeitura Municipal, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), junto à consultoria da empresa Urbtec. A audiência será realizada às 18h30, no Centro de Cultura.

O objetivo do encontro é fazer uma síntese da análise temática integrada e, segundo a arquiteta do Iplan, Karla Stamoulis, serão apresentadas as atividades e informações já produzidas, o novo plano e cronograma de trabalho e será reformulado o grupo oficial de acompanhamento. “Também será aberto um espaço para esclarecimento de dúvidas e proposição de sugestões que possam somar ao planejamento”, aponta Karla.

O diretor da Urbtec, Gustavo Taniguchi, afirma que a atividade irá consolidar a primeira parte da análise, que consiste no levantamento preliminar de informações e análise do material produzido em 2016 para a validação e complementação. “A próxima fase será a de Diretrizes e Propostas, onde serão realizadas outras oficinas comunitárias para que a população contribua com sugestões para o futuro da cidade no desenvolvimento urbano e também mobilidade”, conta Taniguchi, e também adianta que na próxima etapa será realizado o PAI – Plano de Ação e Investimentos, “que estabelecerá as prioridades e custos das propostas apresentadas”.

PARTICIPAÇÃO POPULAR – Por trabalhar com aspectos de todas as regiões da cidade e relacionado com diversos setores – como, por exemplo, transporte coletivo, trânsito, infraestrutura, equipamentos públicos, aspectos ambientais, habitação, lazer e áreas verdes – a Prefeitura promove ações comunitárias para ouvir as demandas diretamente da população.

Conforme explica o presidente do Iplan, Ciro Ribas, as informações técnicas levantadas são complementadas e detalhadas a partir dos relatos feitos nas reuniões populares. “Nós precisamos da mobilização popular para que esses documentos de planejamento atendam à realidade de quem vive em Ponta Grossa. Os Planos guiarão o desenvolvimento da cidade dos próximos 10 anos e devem contemplar as reais necessidades do município”, aponta.

Porém, nas últimas oficinas realizadas o número de participantes não atendeu as expectativas dos projetos. “Todas as sugestões das pessoas que participaram foram muito válidas, mas analisamos que, se compararmos o número de presentes com o total habitacional de Ponta Grossa, o envolvimento foi baixo”, comenta a arquiteta Karla.

Mais informações estão disponíveis no site http://planodiretor.pontagrossa.pr.gov.br. (Com assessoria)

SERVIÇO:

Audiência Pública Planos Diretor e de Mobilidade Urbana

Segunda-feira, 13 – às 18h30

Centro Cultural – R. Dr. Colares, 436 – Centro


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos