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A população poderá conhecer e tirar as dúvidas sobre os documentos.
Na segunda-feira,13, a população terá mais uma oportunidade para entender, opinar e participar do planejamento da cidade para os próximos dez anos. Será realizada a terceira audiência pública relacionada à revisão do Plano Diretor e à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Ponta Grossa, documentos que são elaborados pela Prefeitura Municipal, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), junto à consultoria da empresa Urbtec. A audiência será realizada às 18h30, no Centro de Cultura.
O objetivo do encontro é fazer uma síntese da análise temática integrada e, segundo a arquiteta do Iplan, Karla Stamoulis, serão apresentadas as atividades e informações já produzidas, o novo plano e cronograma de trabalho e será reformulado o grupo oficial de acompanhamento. “Também será aberto um espaço para esclarecimento de dúvidas e proposição de sugestões que possam somar ao planejamento”, aponta Karla.
O diretor da Urbtec, Gustavo Taniguchi, afirma que a atividade irá consolidar a primeira parte da análise, que consiste no levantamento preliminar de informações e análise do material produzido em 2016 para a validação e complementação. “A próxima fase será a de Diretrizes e Propostas, onde serão realizadas outras oficinas comunitárias para que a população contribua com sugestões para o futuro da cidade no desenvolvimento urbano e também mobilidade”, conta Taniguchi, e também adianta que na próxima etapa será realizado o PAI – Plano de Ação e Investimentos, “que estabelecerá as prioridades e custos das propostas apresentadas”.
PARTICIPAÇÃO POPULAR – Por trabalhar com aspectos de todas as regiões da cidade e relacionado com diversos setores – como, por exemplo, transporte coletivo, trânsito, infraestrutura, equipamentos públicos, aspectos ambientais, habitação, lazer e áreas verdes – a Prefeitura promove ações comunitárias para ouvir as demandas diretamente da população.
Conforme explica o presidente do Iplan, Ciro Ribas, as informações técnicas levantadas são complementadas e detalhadas a partir dos relatos feitos nas reuniões populares. “Nós precisamos da mobilização popular para que esses documentos de planejamento atendam à realidade de quem vive em Ponta Grossa. Os Planos guiarão o desenvolvimento da cidade dos próximos 10 anos e devem contemplar as reais necessidades do município”, aponta.
Porém, nas últimas oficinas realizadas o número de participantes não atendeu as expectativas dos projetos. “Todas as sugestões das pessoas que participaram foram muito válidas, mas analisamos que, se compararmos o número de presentes com o total habitacional de Ponta Grossa, o envolvimento foi baixo”, comenta a arquiteta Karla.
Mais informações estão disponíveis no site http://planodiretor.pontagrossa.pr.gov.br. (Com assessoria)
SERVIÇO:
Audiência Pública Planos Diretor e de Mobilidade Urbana
Segunda-feira, 13 – às 18h30
Centro Cultural – R. Dr. Colares, 436 – Centro