Arquivo
O evento acontecerá às 18h30, no Centro de Cultura. Serão discutidos os documentos referentes ao planejam o desenvolvimento de Ponta Grossa para os próximos dez anos.
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) confirmou nesta semana a data da 5ª Audiência Pública relativa à revisão do Plano Diretor (PD) e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). O encontro será realizado no dia 17 deste mês e discutirá propostas relacionadas as diretrizes de reordenamento territorial, mobilidade urbana e instrumentos urbanísticos, considerando as reuniões já realizadas.
Conforme explica a arquiteta do Iplan, Karla Volaco Gonzalez, o objetivo das audiências é consolidar as etapas dos temas abordados nas mesas técnicas e oficinas comunitárias. “Citando as atividades feitas para ouvir a população, as oficinas são voltadas à construção das ideias, enquanto as audiências finalizam as discussões, dando satisfações sobre o andamento dos planos”, apontou a arquiteta.
O Iplan conta com a Urbtec Engenharia, Planejamento e Consultoria para a produção dos documentos. O diretor da empresa, Gustavo Taniguchi, destaca o andamento dos processos. “A elaboração destas propostas foi baseada no diagnóstico da cidade, realizado na etapa anterior, e nos resultados das oficinas técnicas e comunitárias, momentos em que foi possível captar a percepção da população e dos técnicos da Prefeitura sobre os principais desafios enfrentados pelo Município”, explicou Taniguchi.
O presidente do Iplan, Ciro Ribas, lembra da importância da participação da comunidade. “Para que os planos sejam eficazes é necessário que os cidadãos venham às reuniões e contem a sua realidade, pois Ponta Grossa é uma cidade grande e nada melhor do que os próprios moradores decidirem o planejamento do seu futuro”, avaliou Ribas. (Com assessoria)