Durante a semana passada (8 a 12 de maio), os microempresários de Ponta Grossa puderam contar com uma programação especial, voltada à otimização do seu negócio. A Prefeitura Municipal realizou a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) na Sala do Empreendedor, em parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).
Em comparação ao ano passado, o total de atendimentos aumentou em mais de 60%, chegando a quase 1.270. Entre os serviços disponibilizados estiveram formalizações, alterações, baixas, emissão de boletos, Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) e outros serviços, como informações sobre alvarás e pagamentos atrasados, por exemplo. Outro serviço disponível foi a disponibilização de serviços de entidades parceiras, como a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Fomento Paraná, Sociedade Garantidora de Crédito e Sicoob.
Para a coordenadora de Fomento, Empreendedorismo e Inovação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Tônia Mansani, as novas instalações da Sala do Empreendedor colaboraram para o aumento da procura. “A ampliação da Sala contribuiu seguramente para o incremento da procura de atendimento. Nos anos anteriores a Semana do MEI acontecia no hall da Prefeitura, local que gerava tumulto, apesar da visibilidade. Hoje também os empreendedores estão mais atentos aos serviços disponibilizados”, aponta Tônia.
O tema principal do evento foi a importância da adimplência fiscal. “Neste ano focamos na importância do MEI em cumprir as suas obrigações fiscais, para garantir direitos como a sua certidão negativa, por exemplo”, explica a coordenadora.
O evento acabou, mas a Sala do Empreendedor fica à disposição dos empresários o ano todo, com serviços como formalização, alteração contratual, baixa empresarial e orientações. Somente em 2016, cerca de 25 mil empreendedores foram atendidos no local. O horário de funcionamento do espaço é das 12 às 17 horas, e o telefone para contato é 3220-1470 ou 3901-1888. (Com assessoria)