Divulgação
O serviço realiza operações de resgates aéreos, transporte de pacientes e de órgãos, socorro em rodovias, transferências de recém-nascidos, entre outros.
Há um ano a Prefeitura de Ponta Grossa, junto com as Secretarias de Estado da Saúde e de Segurança Pública, inaugurou o serviço de atendimento aeromédico, realizado através do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
Desde o início das atividades diversos serviços foram realizados, entre eles resgates aéreos, transportes de pacientes e de órgãos, socorro em rodovias e transferências de recém-nascidos. Já estão registrados 305 atendimentos em mais de 434 horas de voo.
“Um grande avanço. Beneficia tanto Ponta Grossa, como a região dos Campos Gerais. Essa base tem um caráter regional, a importância dela é que a população passa a ter um atendimento qualificado, rápido e muito eficiente para o serviço de emergência, isso faz diferença entre a vida e a morte de pessoas”, ressaltou o prefeito Marcelo Rangel (PSDB).
A base aeromédica do Município tem duas atividades paralelas, uma é o atendimento feita pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com médicos, enfermeiros e os pilotos do BPMOA. 57 cidades estão sendo beneficiadas.
A outra atividade é a de aeropolicial, destinada especificamente aos trabalhos policiais de patrulhamento, busca de criminosos, entre outras ações. “Poder contar com este trabalho é fantástico, pois potencializa os nossas proporcionando segurança às nossas equipes em terra e integração com outras forças, além de oferecer à população uma sensação muito maior de proteção”, declarou o comandante do BPMOA em Ponta Grossa, Major Pucci. (Com assessoria)