Assembleia inicia o Ano Legislativo de 2026 com Sessão Solene hoje
A Assembleia Legislativa do Paraná inicia oficialmente hoje, 02, a agenda do Ano Legislativo de 2026. A partir das 14h30, no Plenário Waldemar Daros, será realizada a Sessão Solene de Instalação, que marca a abertura da quarta sessão da 20ª Legislatura e o retorno das atividades parlamentares após o recesso regimental.
As atividades deliberativas também têm início na segunda-feira, com a realização da primeira sessão ordinária de 2026, quando as deputadas e os deputados estaduais irão apreciar, em Plenário, os primeiros projetos do ano.
Para o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), o ano legislativo vem com a responsabilidade de avançar ainda mais. “Em 2025, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou 700 projetos de lei e ampliou o diálogo com a sociedade por meio de audiências públicas, da Assembleia Itinerante e da Assembleia nos Bairros. Mostramos que é possível legislar com eficiência, economia, proximidade com os paranaenses e absoluta transparência. Em 2026, seguimos firmes nesse caminho: uma Assembleia aberta, presente nos municípios, com foco no debate sobre temas de interesse público e na construção de políticas públicas que melhorem a vida das pessoas”, afirmou o chefe do Poder Legislativo estadual.
“Com a retomada das sessões de 2026, a Assembleia Legislativa reafirma seu compromisso com a estabilidade institucional e com a condução responsável dos trabalhos legislativos. A Mesa Executiva segue focada em manter a Casa organizada, econômica e transparente, garantindo eficiência administrativa, respeito às normas e um funcionamento equilibrado do Parlamento. O objetivo é dar continuidade a um trabalho sério, que preserve a credibilidade da Assembleia e fortaleça a confiança da sociedade nas instituições”, disse o primeiro-secretário, deputado Gugu Bueno (PSD).
A segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP), ressalta que os trabalhos legislativos serão retomados “com a seriedade que a população espera: diálogo, transparência e foco em resultados”. A parlamentar, que também preside o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia, reforça a determinação dos deputados e das deputadas em votar as pautas de interesse público, “especialmente nas áreas que mais impactam a vida das famílias paranaenses, como saúde, educação, primeira infância, desenvolvimento regional e proteção social”.
A cerimônia contará com a leitura da tradicional Mensagem Anual do Poder Executivo. Previsto na Constituição Estadual, o documento apresenta um balanço das ações desenvolvidas pelo Governo ao longo de 2025 e uma síntese das metas e prioridades para o exercício político-administrativo deste ano. (Com informações da Assessoria)