Divulgação
Prefeito destaca que metas de campanha estão sendo atingidas.
Ceres Regina de Aguiar Vieira, especial para os Blogs do Doc.com e do Johnny.
Faltando 20 meses para o término do mandato dos prefeitos eleitos e reeleitos, muitos foram e ainda são os desafios daqueles que iniciaram a gestão em meio à pandemia da Covid-19 e que mudou o cenário mundial, afetando o dia a dia das pessoas, os rumos da economia, e claro, a administração dos municípios. Paralelo a isso, o Brasil viveu eleições para Governo do Estado e Presidência da República, assistiu a uma onda crescente de ataques a escolas e está na expectativa de novos rumos para a economia. Os Blogs do Doc.com e do Johnny conversaram com os prefeitos que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) para saber como cada um enfrentou essas situações, o que fez e quais as expectativas para esses meses que ainda têm pela frente.
Dando sequência a série de reportagens, a entrevista de hoje, 23, é com o prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz.
BD/BJ – O Senhor já completou pouco mais de dois anos de mandato. Quais foram as maiores dificuldades e as maiores conquistas da administração até agora?
LULA THOMAZ – A maior dificuldade foi na demora e no tempo, visto que durante o processo são várias etapas que devem ter para que as coisas aconteçam.
Foram várias conquistas, mas acredito que as principais são o trecho de pavimentação asfáltica que liga o Município até a BR-277, o asfalto da Gruta, que totalizou 6 km e um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, além da vinda de uma empresa de Equipamentos Profissionais – EPI, a Kadesh.
BD/BJ – Qual foi o impacto da pandemia na arrecadação do município e no repasse dos recursos federais e estaduais e como a administração lidou com isso?
LULA THOMAZ – O maior impacto foi no repasse de recursos que não eram específicos para a COVID-19, bem como a queda na arrecadação que com a perda do potencial de renda das pessoas acarretou diretamente na arrecadação do Município. Foram controlados os gastos e não foram feitos muitos investimentos.
BD/BJ – Os municípios foram impactados com a onda de ameaças de violência contra as escolas. Como a administração está trabalhando para garantir a segurança?
LULA THOMAZ – Temos um Conselho de Segurança atuante no Município e o trabalho foi intensificado junto à Polícia Militar e Policia Civil, bem como estão sendo instaladas câmeras de segurança nas escolas.
BD/BJ – Das metas de campanha, quais o senhor conseguiu alcançar?
LULA THOMAZ – As metas de campanha estão sendo atingidas conforme o decorrer do mandato.
BD/BJ – Qual o maior desafio dessa gestão ainda por vencer?
LULA THOMAZ – Enfrentar esse momento difícil da economia no Brasil, a diminuição de arrecadação e a escassez de recursos.
BD/BJ – Nestes 20 meses que faltam para terminar o mandato, qual a sua expectativa e o que os munícipes podem esperar?
LULA THOMAZ – A conclusão de um mandato sendo executado de uma forma honesta e leal aos munícipes.
BD/BJ – Como o senhor avalia a gestão do governador Ratinho Junior e do Presidente Lula?
LULA THOMAZ – Para nós, a gestão do governador Ratinho Junior tem sido ótima, visto que ele manda muitos recursos, e os maiores investimentos partem do Estado. Já o Governo do Presidente Lula, como ainda está no começo do mandato, é mais difícil opinar, mas a expectativa é boa.
BD/BJ – Ano que vem é ano de eleição municipal, o senhor já tem definido se será candidato à reeleição ou já tem definido quem será o candidato do seu grupo?
LULA THOMAZ – Estamos em discussão quanto ao sucessor.