Arquivo
Um filho candidato a vereador pelo PSB junto à Aliel, o outro filho vereador no PSD de Marcelo Rangel, e ele filiado no MDB aliado da prefeita Elizabeth Schmidt. Chociai costura a união do grupo de Jocelito com Aliel.
O diretor Financeiro e Administrativo da Paraná Cidade, José Elizeu Chociai, presidente local do PSD, assumiu o comando do PSB de Ponta Grossa – através de familiares -, após a saída do deputado federal Aliel Machado, que foi para o PV, partido que era do seu ‘pimpolho’, o vereador e líder do Governo Elizabeth Schmidt (PSD), Filipinho Chociai. Na presidência da Comissão Provisória Municipal, está o seu outro filho, Mateus Chociai, e a sua esposa, Liliane Chociai, como tesoureira, entre outros parentes. Filipe Chociai pediu para Aliel Machado a liberação para deixar o PV, o que foi acatado, para não correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Ele aguarda a carta da direção nacional do PV para formalizar a sua decisão.
Chociai Pai teria prometido para o presidente estadual do PSB, deputado federal Luciano Ducci, que vai lançar o seu ‘pimpolho’, o jovem Filipinho Chociai, candidato a deputado federal, em dobrada com o ex-deputado estadual Hussein Bakri (PSD), que foi “pra casa”, para tirar votos do deputado federal Sandro Alex (PSD), com quem diz de boca cheia que “não tem compromisso nenhum”.
Filipinho vai para o PSB para fazer “escada” para Ducci, pois sabe que não tem chance de eleição e o partido não tem chapa para eleger mais que um deputado federal, mas por ser um partido de médio porte, devem abocanhar uma fatia do fundo eleitoral. Além disso, querem fazer palanque para Bakri aqui e na região e tirar votos de Sandro Alex.