Divulgação
A notícia de que a paciente não teria cumprido a quarentena causou revolta da população nas redes sociais e comentários de indignação e ódio se propagaram contra a pessoa. A Secretaria Municipal de Saúde está montando estrutura externa com barracas cedidas pelo Exército em frente à Unidade de Pronto Atendimento para definir o fluxo de entrada de pacientes.
A Prefeitura de Castro confirmou ontem, 30, o segundo caso de coronavírus no Município. Segundo informou a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, a uma emissora de rádio, uma mulher ao retornar de Dubai procurou atendimento na rede particular e testou positivo.
Ainda de acordo com a secretária, a paciente não teria cumprido a quarentena e a Secretaria de Saúde monitora os familiares e pessoas próximas. Até ontem, o caso ainda não havia sido contabilizado no boletim epidemiológico diário da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), segundo o Município, porque a paciente teria buscado atendimento na rede particular.
A notícia de que a paciente não teria cumprido a quarentena causou revolta da população nas redes sociais e comentários de indignação e ódio se propagaram contra a pessoa.
O prefeito Moacyr Fadel Júnior (Patri) publicou nas redes sociais uma mensagem pedindo “união, respeito ao próximo, empatia” para o que chamou de “momento difícil pra nossa cidade”, devido a confirmação do caso. “Momento difícil pra nossa cidade, porque infelizmente já temos a presença do vírus. Peço de coração que tenhamos todos muita união, respeito ao próximo, empatia e que sejamos todos fortes pra superarmos juntos”, apelou o prefeito.
Fadel também pediu que as pessoas evitassem comentários negativos e julgamentos, segundo ele “situações que aumentem o estresse e a preocupação entre a população”. “Peço que evitem comentários negativos, situações que aumentem o estresse e a preocupação entre a população. Nosso maior objetivo é vencermos essa batalha com cuidado e atenção, seguindo tudo que já está sendo recomendado, porque é isso que podemos fazer nesse momento. Sem julgamentos e com muita fraternidade. Vamos juntos porque essa é uma luta de todos nós!”, concluiu com uma foto que traz a mensagem: “Quanto mais forte for a nossa união, mais poderosos seremos!”
PRIMEIRO CASO – No último domingo, 29, a SESA notificou em seu boletim epidemiológico diário o primeiro caso de coronavírus na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que uma moradora de Castro que testou positivo para o coronavírus após retornar de viagem de outro Estado para Curitiba. Segundo a Secretaria, em nota enviada para a Imprensa e vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura na segunda-feira, 30, ela realizou o exame assim que chegou e permanecia em quarentena na Capital. Por ser moradora de Castro, o Estado computa o caso para o município onde ela reside. “A pessoa não esteve em Castro e está sendo tratada em Curitiba”, informou a secretária de Saúde, Maria Lidia.
Saúde monta estrutura externa para pré-atendimento na UPA
A Secretaria Municipal de Saúde está montando estrutura externa com barracas cedidas pelo Exército em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para definir o fluxo de entrada de pacientes com possível síndrome gripal dos que não apresentam os sintomas.
Todos que procurarem a UPA serão atendidos inicialmente na área externa e passarão por uma pré-triagem com um médico que direcionará pela qual entrada o paciente deverá acessar a unidade para ser atendido, ou se deverá retornar à Unidade Básica de Saúde para receber assistência. A ideia é que os fluxos dos pacientes com diferentes sintomas não se cruzem como forma de prevenção ao coronavírus. A estrutura conta ainda com farmácia para fornecer medicamento aos pacientes, se for necessário.
A secretária Maria Lidia Kravutschke disse que o pré-atendimento na área externa vai organizar os fluxos e facilitar os serviços “Estamos organizando da melhor forma possível o atendimento com foco na prevenção”, disse.
O atendimento na área externa deve iniciar hoje, 1º. (Com assessoria)