A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) concluiu hoje os estudos preliminares para a otimização de diversas linhas do transporte coletivo no município. A iniciativa, que incluiu o levantamento da demanda de passageiros de linhas específicas apontou a possibilidade de alterações pontuais que podem repercutir em uma melhor utilização dos veículos do sistema.
De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, a partir desses dados, os técnicos do órgão devem desenvolver estudos em uma escala maior nos próximos meses, com o intuito de ampliar a eficiência do transporte em Ponta Grossa. “Nós já vínhamos acompanhando a situação de algumas linhas que transitavam muito abaixo da demanda em horários fora do pico e, com a necessidade de articular meios para garantir o acesso ao maior número de usuários. Durante a greve dos caminhoneiros, verificamos que realmente havia a possibilidade de implantar algumas melhorias em relação a horários, por exemplo. Partindo desse pressuposto, realizamos alguns testes nessa semana para confirmar nossos dados preliminares e encaminhar ao setor responsável para que desenvolva o projeto de forma mais ampla nos próximos meses”, explica Pelissari.
Em relação a quais alterações podem ocorrer, o presidente da AMTT ressalta que elas só devem ser implantadas após a conclusão dos estudos e a efetiva divulgação para a população. “Os testes dos últimos dias foram feitos em pequena escala e já estão concluídos. Sendo assim, as linhas devem operar normalmente a partir de amanhã até a finalização dos estudos. Nosso principal intuito com isso é oferecer o melhor serviço para a população”, completa.
REFORÇO DA FISCALIZAÇÃO – Outro aspecto apontado pela AMTT como medida para a melhoria do sistema é o reforço das ações de fiscalização. Entre elas, a diretora do Departamento de Transporte, Rosana Cruz, aponta a verificação da utilização correta dos cartões do transporte coletivo como fator essencial para a garantia do acesso a benefícios disponíveis para a população. “Temos trabalhado intensamente com o objetivo de garantir a utilização de benefícios do transporte coletivo a quem é de direito. Afinal, a utilização indevida prejudica a todos os usuários que usufruem do sistema. Para se ter ideia, somente em ações deflagradas nos últimos dias pela AMTT, cerca de 730 cartões foram bloqueados por uso indevido”, afirma. (Com assessoria)