4 de fevereiro de 2020

AMTT promove mudanças no Estar Digital

Arquivo

Onze vereadores votaram contra a volta dos bloquinhos e a cobrança fracionada, aonde o usuário pagaria somente pelo tempo de uso no EstaR Digital. São eles: Milla, Divo, Dr. Zeca, Felipe Passos, Florenal, Maurício Silva, Mingo Menezes, Pastor Ezequiel, Rudolf Polaco, Sebastião Mainardes e Vinícius Camargo. Os vereadores Celso Cieslak, Geraldo Stocco, Paulo Balancin e Professora Rose não estavam presentes.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), inicia nesta semana uma série de melhorias voltadas ao sistema de Estar Digital do Município. As novidades incluem a implementação de um período de tolerância de cinco minutos para a validação das vagas e o acionamento automático do tempo de estacionamento por agentes mediante autorização prévia do usuário.

De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, as mudanças fazem parte do cronograma de implantação do Estar Digital no Município e têm como principal objetivo oferecer mais opções para a população que utiliza o sistema rotativo regulamentado de vagas de estacionamento da cidade. “A implantação do sistema digital de Estar é um trabalho complexo e que temos realizado em diversas etapas com o intuito de diminuir o impacto para o usuário e buscando implementar mudanças conforme sejam consolidadas as bases para isso”, declara.

Uma das novidades, segundo o presidente da AMTT, é a determinação de um período de tolerância de cinco minutos para o usuário validar a vaga após estacionar o veículo e que passa a ser considerado pelos agentes desde ontem, 03. “Isso permite que o usuário que necessite se deslocar até um dos mais de 150 pontos de venda do Pague Fácil tenha um período razoável para proceder com a validação da vaga, diminuindo dessa forma, a possibilidade de notificação pelo não acionamento do estacionamento”, aponta Pellissari.

Outra medida anunciada pela AMTT é o início do processo que incluirá o acionamento automático das vagas mediante autorização prévia do usuário. A nova opção deve entrar em vigor a partir do mês que vem. “A partir do dia 10 de fevereiro, será disponibilizado um termo de autorização no aplicativo e na sede da AMTT para quem não possuir smartphone ou acesso à internet, onde o usuário poderá optar ou não pela modalidade de validação automática das vagas”, explica o coordenador geral do Departamento de Trânsito da AMTT, João Rodrigo Pontes. “Uma vez autorizado, o agente poderá validar a vaga utilizando os bônus disponíveis do usuário por um período de 30 minutos, podendo ser renovado automaticamente até atingir o limite de duas horas de utilização da vaga”, completa Pontes.

TECNOLOGIA – Além das mudanças voltadas aos usuários, a AMTT também iniciou ontem os testes de novas tecnologias direcionadas à fiscalização do sistema, que contará com um veículo e agentes equipados com câmeras de leitura de placas.
De acordo com a AMTT, a implementação desses novos dispositivos é uma das bases que permitirá a concessão do tempo de tolerância sem o prejuízo de outros usuários e a validação automática das vagas, promovendo também a garantia da rotatividade de veículos nas vagas de Estar, principal motivo da utilização do sistema no Município.


Rede Pague Fácil será ampliada

O sistema Pague Fácil conta atualmente com cerca de 150 pontos de venda credenciados do Estar em Ponta Grossa. São estabelecimentos comerciais devidamente identificados e habilitados a realizar transações de compra de créditos, validação de vagas e regularização de notificações.

De acordo com a AMTT, esse número deve ser ampliado nas próximas semanas com a inclusão de novos locais. A previsão é de que o sistema passe a contar com mais 70 estabelecimentos, chegando a 220, aumentando a cobertura e as facilidades disponibilizadas aos cidadãos.

“Com isso, os usuários que não estejam com celular, internet ou simplesmente não possuam celular com aplicativo podem validar as vagas de forma simples e rápida. Todos os pontos são identificados com a logo do ‘Estar Ponta Grossa’ e realizam as transações sem nenhuma cobrança adicional. Os valores são os mesmos praticados pela AMTT nos postos de atendimento e no aplicativo e o usuário pode efetuar o pagamento com o cartão de crédito, débito ou em espécie”, explica o coordenador geral do Departamento de Trânsito da AMTT, João Rodrigo Pontes.

A lista completa com os locais do Pague Fácil está disponível no site da AMTT (https://amtt.pontagrossa.pr.gov.br/pague-facil-conheca-os-pontos-de-vendas-do-estar-digital/).

COMO VAI FUNCIONAR?

Tolerância de 5 minutos

Ao verificar o veículo estacionado sem validação, o sistema marcará a placa e iniciará a contagem dos cinco minutos de tolerância. Somente após a expiração do período previsto e a confirmação de não acionamento da vaga será feita a notificação ou a validação automática para os usuários que optarem previamente.

Validação automática

A validação automática é uma opção que estará disponível para usuários com e sem aplicativo instalado a partir do mês de março. Para sua utilização, é necessário possuir cadastro na AMTT e a concessão de autorização prévia mediante assinatura de um termo na sede da AMTT, através do aplicativo ou internet a partir do dia 10 de fevereiro.

Concluído o processo de autorização, o agente da AMTT poderá, após os cinco minutos de tolerância, validar a vaga por meia hora utilizando, em um primeiro momento, os bônus que o usuário possuir no aplicativo. Essa ação poderá ser repetida pelo agente até a conclusão do período máximo de duas horas de permanência na mesma vaga conforme previsto na legislação vigente.

Inicialmente, será possível a validação somente para os usuários que possuírem bônus do Estar. A transação será informada – para os usuários que utilizam o smartphone – mediante alerta no aplicativo, onde poderá ser conferido pelo usuário. Já no caso dos cidadãos que não utilizam o aplicativo e somente possuem o cadastro na AMTT, a conferência, caso necessário, poderá ser feita diretamente na sede do órgão.

Futuramente, a AMTT também deverá oferecer o acionamento automático da vaga com desconto de créditos. No entanto, ainda não há previsão de quando essa modalidade passará a operar.
O usuário poderá permitir ou não o desconto a qualquer momento através dos procedimentos disponibilizados pela AMTT.

Diferença entre bônus e créditos

Os bônus são concedidos após o pagamento de notificações dentro do período de até 72 horas, conforme previsto na legislação do Estar. Eles condizem a metade do valor da notificação, que hoje é de 20 reais, e só podem ser utilizados para a validação das vagas de estacionamento.

Os créditos são adquiridos pelo usuário mediante pagamento em dinheiro ou cartão de crédito/débito e podem ser utilizados para estacionamento e regularização de notificações. (Com assessoria)

Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de novembro de 2024

Prefeitura inicia em dezembro cadastro itinerante para o ‘Vale Gás’

Divulgação

29 de novembro de 2024

Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15

Divulgação

29 de novembro de 2024

Prefeitos de Ipiranga e Imbaú concorrem à presidência da AMCG

Arquivo

29 de novembro de 2024

Marcelo Rangel deve sofrer nova derrota com Maurício Silva na disputa da presidência da Câmara

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos