Arquivo
Onze vereadores votaram contra a volta dos bloquinhos e a cobrança fracionada, aonde o usuário pagaria somente pelo tempo de uso no EstaR Digital. São eles: Milla, Divo, Dr. Zeca, Felipe Passos, Florenal, Maurício Silva, Mingo Menezes, Pastor Ezequiel, Rudolf Polaco, Sebastião Mainardes e Vinícius Camargo. Os vereadores Celso Cieslak, Geraldo Stocco, Paulo Balancin e Professora Rose não estavam presentes.
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), inicia nesta semana uma série de melhorias voltadas ao sistema de Estar Digital do Município. As novidades incluem a implementação de um período de tolerância de cinco minutos para a validação das vagas e o acionamento automático do tempo de estacionamento por agentes mediante autorização prévia do usuário.
De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, as mudanças fazem parte do cronograma de implantação do Estar Digital no Município e têm como principal objetivo oferecer mais opções para a população que utiliza o sistema rotativo regulamentado de vagas de estacionamento da cidade. “A implantação do sistema digital de Estar é um trabalho complexo e que temos realizado em diversas etapas com o intuito de diminuir o impacto para o usuário e buscando implementar mudanças conforme sejam consolidadas as bases para isso”, declara.
Uma das novidades, segundo o presidente da AMTT, é a determinação de um período de tolerância de cinco minutos para o usuário validar a vaga após estacionar o veículo e que passa a ser considerado pelos agentes desde ontem, 03. “Isso permite que o usuário que necessite se deslocar até um dos mais de 150 pontos de venda do Pague Fácil tenha um período razoável para proceder com a validação da vaga, diminuindo dessa forma, a possibilidade de notificação pelo não acionamento do estacionamento”, aponta Pellissari.
Outra medida anunciada pela AMTT é o início do processo que incluirá o acionamento automático das vagas mediante autorização prévia do usuário. A nova opção deve entrar em vigor a partir do mês que vem. “A partir do dia 10 de fevereiro, será disponibilizado um termo de autorização no aplicativo e na sede da AMTT para quem não possuir smartphone ou acesso à internet, onde o usuário poderá optar ou não pela modalidade de validação automática das vagas”, explica o coordenador geral do Departamento de Trânsito da AMTT, João Rodrigo Pontes. “Uma vez autorizado, o agente poderá validar a vaga utilizando os bônus disponíveis do usuário por um período de 30 minutos, podendo ser renovado automaticamente até atingir o limite de duas horas de utilização da vaga”, completa Pontes.
TECNOLOGIA – Além das mudanças voltadas aos usuários, a AMTT também iniciou ontem os testes de novas tecnologias direcionadas à fiscalização do sistema, que contará com um veículo e agentes equipados com câmeras de leitura de placas.
De acordo com a AMTT, a implementação desses novos dispositivos é uma das bases que permitirá a concessão do tempo de tolerância sem o prejuízo de outros usuários e a validação automática das vagas, promovendo também a garantia da rotatividade de veículos nas vagas de Estar, principal motivo da utilização do sistema no Município.
Rede Pague Fácil será ampliada
O sistema Pague Fácil conta atualmente com cerca de 150 pontos de venda credenciados do Estar em Ponta Grossa. São estabelecimentos comerciais devidamente identificados e habilitados a realizar transações de compra de créditos, validação de vagas e regularização de notificações.
De acordo com a AMTT, esse número deve ser ampliado nas próximas semanas com a inclusão de novos locais. A previsão é de que o sistema passe a contar com mais 70 estabelecimentos, chegando a 220, aumentando a cobertura e as facilidades disponibilizadas aos cidadãos.
“Com isso, os usuários que não estejam com celular, internet ou simplesmente não possuam celular com aplicativo podem validar as vagas de forma simples e rápida. Todos os pontos são identificados com a logo do ‘Estar Ponta Grossa’ e realizam as transações sem nenhuma cobrança adicional. Os valores são os mesmos praticados pela AMTT nos postos de atendimento e no aplicativo e o usuário pode efetuar o pagamento com o cartão de crédito, débito ou em espécie”, explica o coordenador geral do Departamento de Trânsito da AMTT, João Rodrigo Pontes.
A lista completa com os locais do Pague Fácil está disponível no site da AMTT (https://amtt.pontagrossa.pr.gov.br/pague-facil-conheca-os-pontos-de-vendas-do-estar-digital/).
COMO VAI FUNCIONAR?
Tolerância de 5 minutos
Ao verificar o veículo estacionado sem validação, o sistema marcará a placa e iniciará a contagem dos cinco minutos de tolerância. Somente após a expiração do período previsto e a confirmação de não acionamento da vaga será feita a notificação ou a validação automática para os usuários que optarem previamente.
Validação automática
A validação automática é uma opção que estará disponível para usuários com e sem aplicativo instalado a partir do mês de março. Para sua utilização, é necessário possuir cadastro na AMTT e a concessão de autorização prévia mediante assinatura de um termo na sede da AMTT, através do aplicativo ou internet a partir do dia 10 de fevereiro.
Concluído o processo de autorização, o agente da AMTT poderá, após os cinco minutos de tolerância, validar a vaga por meia hora utilizando, em um primeiro momento, os bônus que o usuário possuir no aplicativo. Essa ação poderá ser repetida pelo agente até a conclusão do período máximo de duas horas de permanência na mesma vaga conforme previsto na legislação vigente.
Inicialmente, será possível a validação somente para os usuários que possuírem bônus do Estar. A transação será informada – para os usuários que utilizam o smartphone – mediante alerta no aplicativo, onde poderá ser conferido pelo usuário. Já no caso dos cidadãos que não utilizam o aplicativo e somente possuem o cadastro na AMTT, a conferência, caso necessário, poderá ser feita diretamente na sede do órgão.
Futuramente, a AMTT também deverá oferecer o acionamento automático da vaga com desconto de créditos. No entanto, ainda não há previsão de quando essa modalidade passará a operar.
O usuário poderá permitir ou não o desconto a qualquer momento através dos procedimentos disponibilizados pela AMTT.
Diferença entre bônus e créditos
Os bônus são concedidos após o pagamento de notificações dentro do período de até 72 horas, conforme previsto na legislação do Estar. Eles condizem a metade do valor da notificação, que hoje é de 20 reais, e só podem ser utilizados para a validação das vagas de estacionamento.
Os créditos são adquiridos pelo usuário mediante pagamento em dinheiro ou cartão de crédito/débito e podem ser utilizados para estacionamento e regularização de notificações. (Com assessoria)