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Agentes da AMTT passaram por treinamento para orientar os cidadãos sobre o aplicativo.
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), dá mais um salto em direção à ampliação da digitalização dos serviços oferecidos para a população da cidade: o EstaR Digital.
Fruto de um projeto voltado à implementação de novas tecnologias e de ampliação do acesso da população aos serviços da Prefeitura, o EstaR Digital permitirá que as transações de compra, validação e renovação do tempo de uso das vagas, assim como a regularização de notificações do Estacionamento Regulamentado sejam feitas através de um aplicativo gratuito. “Esse é, sem sombra de dúvida, um dos mais importantes avanços de Ponta Grossa em relação à tecnologia, facilidade e agilidade no acesso aos serviços que a Prefeitura oferece para a população e que vai diretamente ao encontro do nosso objetivo de construir uma cidade alinhada com o que há de mais moderno no Brasil e no mundo”, declara o prefeito Marcelo Rangel (PSDB).
De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, o aplicativo – Estar Ponta Grossa – já está disponível para download dos usuários de smarthphones com sistemas Android e IOS. Ele conta que as transações serão habilitadas somente na segunda-feira, quando os cidadãos poderão comprar créditos mediante pagamento em dinheiro com os agentes do EstaR ou nos postos de venda da AMTT. Caso o cidadão já possua a ferramenta no celular, é necessário atualizar para a nova versão, que estará disponível a partir de domingo. “O que teremos nos próximos dias é uma etapa muito importante para a implantação do EstaR Digital no município, onde as transações financeiras serão liberadas aos usuários, possibilitando o acesso a diversos serviços de forma digital. Nesse primeiro momento, os créditos serão adquiridos somente através do pagamento em dinheiro com os nossos agentes, nos postos de vendas localizados no prédio da AMTT ou na Praça Barão do Rio Branco. Na sequência, iremos liberar a compra pelo cartão de débito ou boleto bancário”, explica Pellissari. “Outro aspecto interessante é que o usuário já poderá regularizar as notificações pelo aplicativo e, no caso da regularização com os agentes em até 72 horas da notificação, solicitar ou o bloco físico ou a validação de bônus para ser utilizado direto no aplicativo”, completa.
SISTEMA MISTO – Com a disponibilização da nova ferramenta, a AMTT seguirá trabalhando com um sistema misto – blocos físicos e validação digital – durante os próximos meses. “Nossos agentes continuarão a trabalhar com os blocos físicos, sua venda e fiscalização dos veículos, como acontece atualmente. No entanto, é importante ressaltar que a venda de folhas avulsas já não é mais realizada pelos nossos agentes, que hoje validam o tempo da vaga mediante solicitação dos usuários através do sistema utilizado para a fiscalização das vagas. A migração total para o sistema digital será feita de forma gradativa, na medida em que forem implantados dispositivos que facilitem o acesso das pessoas que têm familiaridade com essa tecnologia, mas principalmente dos usuários que não estão habituados com o uso dessas ferramentas”, aponta o presidente da AMTT.
PASSO A PASSO – ESTAR DIGITAL:
O que muda?
A principal mudança é a migração para um sistema que não demanda o uso do bloco de papel pelo usuário, agiliza o processo de utilização da vaga pelo motorista e a fiscalização por parte dos agentes municipais.
Como funciona?
Após realizar o download e instalar o aplicativo, basta cadastrar a placa do veículo e comprar créditos com os agentes do Estar ou nos postos da AMTT.
Na sequência, quando já estiver estacionado, o motorista deve validar a utilização da vaga de acordo com a necessidade, por um período que pode variar entre meia-hora, uma hora e, no máximo, duas horas por trecho de quadra – exatamente como é hoje -. A única mudança é a necessidade de que, para validar a vaga, o motorista deve incluir a numeração do box onde está estacionado.
Caso o motorista exceda o tempo e seja constatado pelo agente, é emitida a notificação, que é encaminhada diretamente ao usuário pelo aplicativo para que regularize de forma on-line ou no prédio da AMTT.
E se eu validar por um tempo menor que duas horas e precisar ficar mais?
Não há problema. Pelo próprio aplicativo é possível realizar a operação de acréscimo de tempo, desde que não exceda o tempo máximo, sem a necessidade de se deslocar até o veículo novamente.
Quem não tiver o aplicativo será notificado?
Não. Os cidadãos poderão, inicialmente, realizar a validação da vaga por meio de um dos agentes ou nos postos de venda da AMTT no Município. Nesses casos, a pessoa deve localizar um dos funcionários e solicitar a validação pelo período de tempo determinado. Para isso, é necessário fornecer a placa do veículo, o número e a localização da vaga, além do tempo de estadia, que constará no banco de dados até expirar o prazo para que o cidadão não seja notificado indevidamente. A notificação só acontecerá quando constatarem que não foi feita validação por parte do motorista.
Tenho o aplicativo, mas não tenho serviço móvel de internet. O que acontece?
A AMTT já estuda as possibilidades para a utilização do aplicativo no município sem a necessidade de internet. A expectativa é de que a disponibilização desse serviço seja definida até a migração total do EstaR para o sistema digital, prevista para 2019. Até lá, os motoristas que não dispuserem de internet móvel poderão solicitar a validação da vaga aos agentes de trânsito.
Onde posso comprar os créditos?
Nessa etapa, a compra de créditos se dará apenas com os agentes do EstaR, mediante pagamento em dinheiro. Nas próximas etapas, a transação poderá ser feita também através do aplicativo – com o cartão de débito ou boleto bancário – e nos pontos de venda, que ainda serão implantados no município.
O aplicativo tem custo?
Não, o aplicativo está disponível para download gratuitamente para os sistemas Android e IOS.
Se eu for notificado, como posso regularizar a situação?
Através do pagamento de uma taxa administrativa de R$ 20, através dos créditos que possuir no aplicativo, junto aos agentes ou no prédio da AMTT. Nos casos em que a regularização é feita em até 72 horas da notificação, o usuário poderá escolher entre receber o bloco com talões de uma hora – ou dois de meia hora – ou que seja disponibilizado um bônus no valor de 10 reais para ser utilizado no momento de estacionar. É importante esclarecer que os valores referentes a bônus poderão ser utilizados somente para o estacionamento, não sendo válidos para o pagamento de outras notificações. (Com assessoria)