8 de junho de 2018

Ampliação garante coleta seletiva ‘porta a porta’ em 70% da cidade

Divulgação

Otimização do serviço garantirá que maior parte da cidade seja contemplada pelo serviço e menor quantidade de recicláveis acabe no aterro

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está ampliando o programa Ponta Grossa Sustentável, com um cronograma de coleta seletiva no sistema porta a porta que atenderá 70% do município, aumentando de cinco para 22 setores contemplados. Com a ampliação do serviço, iniciada nesta semana, a expectativa da Prefeitura é de garantir o recolhimento de mil toneladas de resíduo reciclável por mês na cidade, que será todo encaminhado às associações, gerando mais renda aos recicladores.

“Fizemos um estudo junto à concessionária prestadora do serviço e identificamos que existia a possibilidade de otimizar os trajetos realizados pelos caminhões, que a coleta seletiva porta a porta poderia ser melhor aproveitada. Diminuímos a frequência em setores onde havia pouca demanda e remanejamos para regiões que ainda não contavam com a passagem do caminhão, apenas com a coleta seletiva através do Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)”, explica o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Com a ampliação, a estimativa é de que o programa atenda 220 mil habitantes, representados em 80 mil habitações ou comércios. “É um orgulho muito grande para o Município contarmos com um programa tão forte de reciclagem, que agora passará na porta de ainda mais pessoas, além de aumentar a renda dos recicladores que trabalham com a separação destes materiais. Com estas ações, estamos acompanhando a transformação de Ponta Grossa em uma cidade sustentável”, comemorou o prefeito Marcelo Rangel (PSDB). O prefeito reforçou ainda que além do porta a porta, a destinação correta de resíduos recicláveis acontece em Ponta Grossa através dos PEVs e do Programa Feira Verde.

COMO RECICLAR – Antes mesmo da ampliação do sistema porta a porta, a coleta seletiva já contemplava 100% do Município. Mesmo os bairros que ainda não contam com a passagem do caminhão, podem garantir a destinação correta dos resíduos através do descarte dos recicláveis nos PEVs, instalados próximos a escolas e Cmeis, mercados e região central de Ponta Grossa.

Os bairros que agora contarão com a passagem do caminhão da coleta seletiva já receberam orientações da concessionária sobre a data do serviço. A orientação à população é que destine os recicláveis em sacos da cor azul ou verde, deixando os sacos pretos apenas para os resíduos orgânicos.

PRÓXIMOS PASSOS – A Secretaria de Meio Ambiente anunciou ainda novos investimentos na área da coleta seletiva, com a aquisição de novas prensas e equipamentos, caminhão baú, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uniformes para as associações de recicladores. Também serão realizados investimentos para a equipe de educação ambiental e o desenvolvimento de uma campanha educativa com o mascote PEV-man. O PEV-man será a nova cara dos PEVs da cidade, dos caminhões da coleta seletiva, de jogos educativos e materiais didáticos que serão desenvolvidos para sensibilização da população.

SAIBA MAIS – Quer saber quais são os bairros contemplados ou como descartar algum resíduo? Confira as informações no site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (http://smma.pontagrossa.pr.gov.br). (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos