2 de fevereiro de 2024

AMCG solicita ao Estado a retomada do envio de testes de Covid aos municípios

Arquivo

Prefeitos dos Campos Gerais reforçam preocupação com a saúde regional no período pós-pandemia. Documento foi enviado para a Secretaria de Saúde ontem, 1º.

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) encaminhou ontem, 1º, um documento para a Secretaria de Estado da Saúde, solicitando a retomada da distribuição de kits para a realização de exames de Covid-19 na população dos 19 municípios associados à entidade, entre eles: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

Os repasses teriam sido paralisados no decorrer de 2023. O documento assinado pela presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, destaca a relevância do tema. “Gostaríamos de expressar nossa preocupação contínua em relação à situação pós-pandêmica de Covid-19 que continua impactando nossa população. Reconhecendo a importância de ações coordenadas para enfrentar os desafios decorrentes da pandemia, estamos formalmente solicitando a retomada da distribuição de kits para realização de exames de Covid-19 da população dos municípios associados à nossa entidade”, diz um trecho.
O ofício também reforça a importância da testagem visando a prevenção da doença. “Acreditamos que, mesmo após a fase mais crítica da pandemia, é fundamental manter medidas preventivas e estratégias de monitoramento para garantir a segurança e a saúde de nossos munícipes. A testagem se apresenta como uma ferramenta crucial para identificar possíveis focos de contaminação e adotar medidas de contenção eficazes”, aponta.

CENÁRIO – Por fim, a AMCG solicita colaboração e compreensão por parte da Secretaria da Saúde. “Permanecemos à disposição para contribuir de maneira efetiva na proteção da saúde em nossos municípios”, conclui o ofício, que também menciona o responsável pela pasta, Beto Preto. A manifestação por parte da entidade surge após relatos de prefeitos da região, preocupados com a falta de repasse dos kits de testagem.

O prefeito de Palmeira, Sérgio Belich, fez um relato sobre a situação do Município. “O impacto financeiro para a prefeitura não é significativo. Nosso receio era justamente em relação ao período que ficamos sem os testes por conta da paralisação dos repasses. Até realizarmos o trâmite para a compra, houve uma defasagem. Como realizamos a compra, isso já foi normalizado. Porém, é algo que não seria responsabilidade do Município”, explicou. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos