25 de fevereiro de 2021

AMCG oficia Estado para resolução de problemas devido à pandemia

Divulgação

“Nós prefeitos estamos sofrendo com os efeitos da pandemia. Estamos solicitando apoio para que a situação de nossos munícipes seja amenizada nesse período”, explica o presidente da Associação e prefeito de Castro, Moacyr Fadel, que entregou o documento pessoalmente ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

A saúde e o bem-estar da população regional. Com este objetivo que a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) protocolou nesta semana dois ofícios junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os dois referentes a situações causadas pela pandemia. “Nós prefeitos estamos sofrendo com os efeitos da pandemia. Estamos solicitando apoio para que a situação de nossos munícipes seja amenizada nesse período”, explica o presidente da Associação e prefeito de Castro, Moacyr Fadel Junior (Patriotas). Ele esteve reunido com o secretário Beto Preto para expor os temas na última terça-feira.

O primeiro ofício solicita a interferência do Estado quanto à comunicação dos Hospitais que estão atuando como referência contra a Covid-19, sejam eles públicos ou privados, junto aos familiares de pacientes internados com o vírus. Já o segundo, pede o reativamento do serviço ambulatorial para transporte de pacientes com, ou sob suspeita de, Covid-19. “Este serviço foi cancelado pelo Estado no mês de janeiro, o que está sobrecarregando o nosso SAMU Regional”, esclarece Fadel.

A questão da comunicação entre familiares e instituições de saúde vem sendo debatida entre os prefeitos da AMCG. “Em alguns Hospitais, os familiares, mesmo sendo moradores de outros municípios, devem se deslocar para saber sobre a evolução dos casos”, esclarece o prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto.

Prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso, também havia se manifestado a respeito do tema, oficiando a direção de alguns Hospitais do Estado. “Munícipes estavam reclamado dos gastos, além da pouca comunicação para saber sobre o estado de saúde de seus familiares”, conta, afirmando que não obteve retorno quanto a sua solicitação.

Para tentar sanar o problema, a assembleia de prefeitos da AMCG, bem como seus gestores de Saúde, solicitaram, por meio de ofício, a padronização dos contatos de familiares de pacientes com Covid-19, incluindo mensagens diárias via whatsapp, sempre em um mesmo horário (salvo em casos de agravamento dos quadros); chamadas de vídeos entre familiares e pacientes em horário acordado, ao menos uma vez durante a semana, quando o quadro do paciente permitir a comunicação; além da exigência não obrigatória dos familiares no local.

AMBULÂNCIAS – O último final de semana foi decisivo para o pedido do retorno dos serviços do Estado quanto ao transporte de pacientes com covid-19. “Recebemos muitas reclamações”, contou o prefeito de Castro. As ambulâncias que prestavam o serviço por meio do Estado foram retiradas devido ao término do contrato com a empresa prestadora do serviço. “Assim acumulou a demanda dos municípios”, completou Fadel, destacando que o Estado deve buscar solução emergencial para resolver a questão.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CIMSAMU) também oficiou o Estado por meio da 3ª Regional de Saúde. “Estamos no aguardo de um retorno”, apontou o diretor Jaime Menegoto.

Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto afirmou que o Governo tem ciência dos problemas apontados pela AMCG. “Sabemos das dificuldades. Estamos buscando soluções”, disse ao presidente da AMCG durante reunião.

Ainda no encontro, o secretário falou sobre o período crítico que o estado do Paraná está passando, com o aumento dos casos de Covid-19 e a falta de leitos de UTI’s. Por esse motivo, Beto Preto adiantou que serão tomadas providências mais enérgicas, em conjunto com os Governos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, que também passam por dificuldades. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos