Divulgação
90 veículos do programa Saúde da Família que poderiam estar realizando atendimento de pacientes desde o mês de outubro na região dos Campos Gerais seguem parados em um pátio em Ponta Grossa. A Secretaria de Estado da Saúde disse que ainda não há data prevista para que a entrega seja realizada.
Veículos do programa Saúde da Família que poderiam estar realizando atendimento de pacientes desde o mês de outubro na região dos Campos Gerais seguem parados em um pátio em Ponta Grossa. Mais de 100 dias depois da primeira promessa de entrega, os gestores da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) aguardam receber os mais de 90 veículos. “Os municípios estão sofrendo novamente com o aumento de infectados pela Covid, e esses veículos poderiam já estar auxiliando nesses atendimentos e também nas demais demandas da saúde”, disse o presidente da AMCG e prefeito de Castro, Moacyr Fadel Junior (Patriota), ressaltando os diversos problemas que as Prefeituras enfrentam na área. “Essa situação é inadmissível”, avalia.
Os veículos foram adquiridos pelo governo federal para reforçar a Atenção Básica nos municípios. A princípio, a liberação dos veículos deveria ter sido realizada no mês de outubro pelo secretário de estado da Saúde, Beto Preto, durante reunião ordinária da AMCG realizada em Arapoti. “Não foi realizada, mas o Estado se comprometeu a entregar no mês de novembro”, lembrou Moacyr.
Com a falta de informações, a AMCG pede um posicionamento do Estado. “Pedimos um pouco de compaixão para com a população de nossos municípios, e a entrega o mais rápido possível”, solicita Fadel.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disse que ainda não há data prevista para que a entrega seja realizada, mas que deve acontecer em breve, após secretário “ajustar agenda”. (Com assessoria)