13 de junho de 2022

AMCG busca ‘aproximar’ UEPG dos municípios

Divulgação

Hoje, 13, em reunião com o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, o presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, elencou algumas demandas dos municípios, que podem contar com o apoio da instituição.

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) deve firmar nova parceria nos próximos dias. Hoje, 13, em reunião com o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, o presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, elencou algumas demandas dos municípios, que podem contar com o apoio da instituição de ensino superior. “Entendemos a Universidade como instituição regional. Por isso achamos importante essa aproximação. Além de capacitar os alunos, podemos estender a qualificação em nossos municípios”, esclarece.

Conforme o reitor, o “desenvolvimento regional” já estava nos anseios da nova gestão da UEPG. “Apesar de ter Ponta Grossa no nome, sabemos do âmbito atingido pela Universidade”, disse. Hoje a Universidade é ‘gestora’ do Hospital Regional Universitário, que abrange todos os municípios da AMCG (além dos municípios da 4ª Regional de Saúde). E, em breve, contará ainda com um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e um Instituto Médico Legal (IML) Universitário, que também atenderão a região. “A relação com os municípios é fundamental para nós”, garante Sanches Neto.

Para firmar essa parceria, AMCG e UEPG devem assinar inicialmente um Termo de Cooperação Técnica. “O primeiro passo já foi dado, após formalizarmos vamos verificar demandas específicas que podem ser sanadas por meio do convênio”, antecipa o presidente da AMCG.

A Universidade já realiza “trabalhos pontuais” em alguns dos municípios da Associação, como Tibagi, Castro e Palmeira, mas pretende avançar sua atuação com a formalização do contrato. “A qualificação é o nosso negócio. Podemos verificar demandas específicas e oferecer cursos, seja para agentes públicos ou comunidades”, explica Caneiro.

Uma das questões que devem ser abordadas com essa nova parceria é a nova Lei de Licitações que afetará Prefeituras de todo o Brasil. “Caso as Prefeituras não se adequem até o próximo dia 1º de abril, não poderão fazer novas licitações”, conta o presidente da AMCG. Pela urgência do tema, uma capacitação voltada ao tema deve ser desenvolvida. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos