Arquivo
A confirmação foi feita pela cervejaria a prefeita Elisangela Pedroso hoje, 23, que dará mais detalhes sobre o investimento ao lado de diretores da empresa daqui a pouco.
A AMBEV e a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB), anunciam hoje, às 16 horas, em coletiva para a Imprensa, a construção de uma fábrica de garrafas da cervejaria no Município. A unidade terá investimento inicial de R$ 1 bilhão, com a intenção de dobrar o investimento nos próximos anos, e vai gerar 300 empregos diretos. “A AMBEV me comunicou na manhã de hoje, 23, que eles fecharam o contrato de compra do terreno, que fica às margens da rodovia [PR-151], em frente ao restaurante Menegatti”, confirmou Elisângela, que dará mais detalhes sobre o investimento ao lado de diretores da empresa daqui a pouco.
Segundo a prefeita, o investimento é fruto da viagem da comitiva paranaense para Dubai e faz parte do processo de industrialização do Município, desenvolvido pela Prefeitura.
SOBRE O ANÚNCIO DA FÁBRICA NO PR – A fábrica de vidros vai produzir garrafas a partir da reciclagem de cacos recolhidos a partir de uma parceria com empresas de logística reversa e cooperativas. Serão produzidas garrafas dos tipos long neck, 300 ml, 600 ml e 1 litro para diversos rótulos da empresa, tais como Brahma, Skol, Budweiser, Stella Artois, Becks e Spaten.
A fábrica vai abastecer cervejarias do Paraná e de diversos outros estados. A empresa ainda está realizando estudos para determinar qual município vai receber a fábrica. A previsão é que as operações sejam iniciadas até 2025.
SUSTENTABILIDADE – A nova unidade representa uma aposta no desenvolvimento da logística reversa e economia circular, e está alinhada à meta da empresa de ter 100% dos seus produtos em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado até 2025.
O vidro, material largamente utilizado como embalagem para bebidas, tem grande potencial de reciclagem. Quando reciclado, além de fomentar a cadeia de logística reversa, gera impactos positivos como redução do consumo de energia e das emissões de CO2 lançados na atmosfera.
A unidade já será construída usando apenas fontes de energia elétrica renovável, e será equipada para operar com biocombustíveis. Além disso, ela terá uma estação para tratar 100% dos efluentes gerados e reaproveitar a água utilizada no processo.
Para Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, é natural que esse investimento seja feito no Paraná, um Estado reconhecido pelas suas políticas de desenvolvimento sustentável.
“Por essa pegada de ser um Estado sustentável, já temos aqui a primeira grande cervejaria carbono neutro do Brasil. Reduzimos as emissões em mais de 90% e estamos fazendo a neutralização desse residual, mostrando que é possível e que o Paraná tem essa liderança sustentável, agora também com a fábrica de vidros que vai produzir muita garrafa sustentável”, ressalta.
Ele complementa ainda que o Paraná sempre foi um Estado importante para a Ambev, com fábricas em Ponta Grossa e Curitiba, centros de distribuição em diversos municípios e parcerias com o agronegócio de Guarapuava. (Com AEN)