21 de dezembro de 2022

Alvaro Telles entrega UBS da Vila Santa Cruz

Divulgação

A Unidade Básica de Saúde Padre Juarez Telles recebeu investimento de R$ 884 mil com recursos do governo do Estado e contrapartida do Município.

A Prefeitura Municipal de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou hoje, 21, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Juarez Telles, na Vila Santa Cruz.

Com investimento de R$ 884 mil com recursos do governo do Estado e contrapartida do Município, a unidade conta com área total de 381 m² divididos em salas administrativa; de espera; vacina; consultórios médicos e odontológico; central de materiais; sala para ACS; espaço em saúde; lavanderia; banheiros; cozinha; inalação; esterilização; expurgo; aplicação de medicamentos, curativo e triagem.

A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, destacou o trabalho da equipe de saúde. “Tudo o que aconteceu na saúde nos últimos anos é gratificante. Hoje o estado nos enxerga de outra forma. Outras unidades virão, além de mais equipamentos. Nossa equipe de saúde tem potencial para fazer sempre mais e melhor. Nossa gratidão à prefeitura e a família do Padre Juarez”, disse.

O deputado estadual eleito e ex-prefeito Moacyr Fadel ressaltou que a UBS ressaltou o trabalho feito na Saúde. “Maria Lidia fez a diferença e hoje é motivo de muita alegria entregar essa nova UBS que teve a colaboração dos funcionários no projeto. Parabéns à toda equipa da saúde e ao prefeito Alvaro. Tudo o que fazemos é por amor a Castro e com o apoio de toda a equipe”, destacou.

O prefeito Alvaro Telles disse que a obra é uma contribuição de todos e que vai beneficiar a comunidade da Santa Cruz. “Agradeço a todos que colaboraram para que essa obra se tornasse realidade. É uma honra homenagear padre Juarez, nosso eterno professor. Parabéns à comunidade da Vila Santa Cruz que ganha uma unidade totalmente equipada e com uma equipe altamente qualificada”, finalizou.

HOMENAGEM – A UBS leva o nome do padre Juarez de Mattos Telles que nasceu em Castro, em 26 de outubro de 1930, filho de Antenor e Zulmira Telles, já falecidos. Casou-se com Laila Fadel no dia 25 de outubro de 1952 e tiveram 5 filhos. Fez o noviciado na cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo no ano de 1948, após o qual emitiu os votos temporários de pobreza, castidade e obediência, na mesma congregação dos padres redentoristas. Em março de 1949, foi enviado aos Estados Unidos para efetuar os estudos de filosofia e teologia no seminário maior “Mount Saint Alphonsus”, em Esopus, estado de Nova Iorque. Por motivos de saúde, deixou o seminário e voltou para o Brasil. Serviu o Exército dando baixa como “cabo” em 1952.

Iniciou a carreira de professor no ano de 1955, lecionando as disciplinas de inglês e latim no Colégio Diocesano de Santa Cruz e no Colégio São José, ambos em Castro. Obteve o diploma de técnico em contabilidade ao concluir os estudos na Escola de Comércio Fátima, das irmãs de São José de Chambéry, na qual passou a lecionar as disciplinas de inglês comercial e contabilidade.

Graduou-se em Letras anglo-germânicas na Universidade Católica do Paraná, no ano de 1963. Lecionou inglês durante 24 anos, no Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello, em Castro.

Após a aposentadoria, lecionou inglês por 12 anos no Seminário Santa cruz, em Castro, sem honorários, em um gesto de gratidão a Deus por todas as graças e bênçãos recebidas ao longo de sua vida.

No início do ano letivo de 2007, matriculou-se no Instituto de Filosofia e Teologia “Mater Ecclesiae”, em Ponta Grossa. Teve acompanhamento do padre Abrão Becher e padre Jaime Rossa.
Em 16 de outubro de 2008, sua Excelência Reverendíssima Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo da Diocese de Ponta Grossa, conferiu a ele os ministérios do leitorato e acolitato, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Ponta Grossa, e em 4 de dezembro do mesmo ano, o rito de admissão às sagradas ordens, realizado na Paróquia Senhora Sant’Ana de Castro.

Em 15 de fevereiro de 2009, recebeu o sacramento da ordem no grau do diaconato, pela oração e imposição das mãos de sua Excelência Reverendíssima Dom Sérgio Arthur Braschi, passando a atuar como diácono na Paróquia Senhora Sant’Ana em Castro.

Atuou como diácono na Paróquia Sant’Ana em Castro e como presbítero diocesano secular cooperador na mesma paróquia.

Padre Juarez faleceu no dia 11 de julho de 2016, aos 85 anos.

Representando a família, Marcos Telles destacou a homenagem ao padre Juarez. “Meu pai deixou um legado de bondade, se dedicava a ajudar o próximo. Sabia ouvir as pessoas, dava consolo apoio e carinho. Agradecemos à Prefeitura de Castro. É uma alegria para nossa família e muito nos emociona esta homenagem”, disse.

O evento contou com a presença de secretários, vereadores, funcionários da Saúde, convidados e familiares do homenageado. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos