10 de agosto de 2018

Alunos vão às urnas eleger jovens vereadores

Divulgação

Câmara de Vereadores durante lançamento do projeto Câmara Jovem em maio.

Nesta terça-feira, 14, tem eleição em Ponta Grossa. As urnas já foram lacradas, as sessões eleitorais montadas e os títulos eleitorais entregues: será a hora dos alunos elegerem seus vereadores. As ações fazem parte do cronograma de atividades do projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa.

Entre maio e julho, cerca de 4.900 alunos com idade entre 11 a 16 anos, de 15 escolas da rede pública e particular de ensino, participaram de palestras e atividades pedagógicas com o intuito de entenderem como funciona o processo eleitoral. Eles puderam se filiar a partidos propostos e lançar candidaturas. Os partidos também fizeram suas convenções para a escolha de cinco candidatos a vereador por escola. Os candidatos tiveram direito a materiais de campanha, como folders, cartilhas e vídeos para defenderem suas plataformas de trabalho.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Grossa, que está implementado o projeto Câmara Jovem. Os projetos contam com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral, Fórum Eleitoral de Ponta Grossa, Núcleo Regional de Educação, Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Universidade Estadual de Ponta Grossa e escolas públicas e particulares.

“Nós buscamos, com esse projeto, promover o exercício da cidadania entre adolescentes a partir do envolvimento responsável com as implicações éticas, políticas, sociais e jurídicas do exercício do voto”, explica a juíza da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa e coordenadora do projeto, Noeli Salete Tavares Reback

O desenvolvimento de todas as etapas de uma eleição nas escolas busca a consciência, o envolvimento e o protagonismo dos alunos no processo eleitoral. “É uma vivência educativa sobre democracia, cidadania e exercício de direitos a partir de um laboratório experimental que criamos”, assinala a juíza.

A totalização dos votos acontecerá no dia 24 de agosto, às 10h, no Fórum Eleitoral. A diplomação dos vereadores eleitos acontecerá na primeira semana de setembro, na Câmara Municipal de Ponta Grossa.

O projeto Eleitor do Futuro foi idealizado pelo Ministro Sávio de Figueiredo, inspirado no Programa Costa Rica. Foi acolhido na VI Reunião do Colégio dos Corregedores da Justiça Eleitoral e implantado, desde as eleições de 2002, no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins e Acre. No Paraná teve início em 2004 e Ponta Grossa está em sua sexta edição. (Com Assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos