Divulgação
O evento aconteceu no sábado e reconheceu o desempenho de 69 estudantes.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou a premiação da Olimpíada Pontagrossense de Matemática (OpMat), condecorando os alunos mais bem colocados. A maratona de conhecimentos, finalizada em evento no sábado, 1º, no Teatro Pax, premiou 69 alunos do 5º ano das escolas públicas municipais.
No quadro de medalhas, os alunos das escolas públicas municipais levaram quatro das dez medalhas de prata, 26 de bronze e outras 39 menções honrosas. A coordenadora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação, professora Annaly Schewtschik, aponta que o resultado positivo é resultado do trabalho das professoras da área. “Revelar talentos é um dos principais objetivos das Olimpíadas de Matemática. O que significa dar possibilidades para todos os alunos gostarem de Matemática e, ao olhar para ela, ver que são capazes de aprendê-la”, disse Annaly.
O aluno Francisco Grokovski, da Escola Municipal João Maria Cruz, foi o melhor colocado entre todos os estudantes das escolas públicas. Ele conta que o segredo para ir bem na matéria é prestar atenção em sala de aula. “Se não ficar bagunçando e prestar atenção, aí vai bem”, afirmou Francisco. Sua mãe, Larissa Grokovski, conta que a dedicação do filho se dá especialmente em sala de aula. “Ele é muito tranquilo em relação ao estudo. Eu não vejo ele estudando muito. Eu penso que é porque ele realmente aprende na sala de aula e porque ele tem facilidade com a matemática”, contou Larissa, que também elogia o trabalho da Escola João Maria Cruz. “Fazem um ótimo trabalho com as crianças”, apontou.
A professora do Departamento de Matemática e Estatística da UEPG e coordenadora da Olimpíada Pontagrossense de Matemática, Elizângela dos Santos Meza, explica que a competição local também prepara os alunos para a Olimpíada do Brasil. “Sabíamos que haveria o lançamento do nível júnior nacional, então já buscamos viabilizar o local. Nosso objetivo é estimular o estudo da matemática e também preparar os nossos alunos, que tomem gosto pelo estudo. Há vários alunos com altas habilidades na matemática, e queremos destacá-los. Quisemos dar ênfase a estas crianças”, declou Elizângela. (Com assessoria)