14 de novembro de 2018

Aliel questiona PL que flexibiliza o uso de agrotóxicos

Divulgação

O deputado defende que é necessário haver um equilíbrio, visto que o uso não controlado das substâncias oferece risco à saúde da população.

O deputado federal  Aliel Machado (PSB) solicitou ontem, 13, durante reunião da Comissão Especial, vistas ao relatório sobre o Projeto de Lei (PL) que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos.

A Comissão, criada há cinco meses, contraria a outra que quer flexibilizar o uso dos agrotóxicos. Ao fazer o pedido de vistas, Aliel alegou que é necessário observar com atenção os interesses dos integrantes que debatem o tema na Câmara. “Eu não tenho fazenda, eu não planto e não tenho nenhum interesse econômico pessoal ou de grupos na decisão do meu voto. Isso me dá uma autonomia total em favor coletividade do Brasil”, disse Aliel.

O parlamentar, que representa o Paraná, um dos maiores produtores do país, afirmou que não é contra a produção agrícola, mas que é preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre a geração de riquezas e a manutenção da saúde da população. “Eu faço pedido de vistas porque li os posicionamentos da Fiocruz [Fundação que faz pesquisas para promover a saúde e o desenvolvimento social] e do INCA [Instituto Nacional de Câncer] que mostram o aumento significativo das doenças cancerígenas. Se nós estamos propondo uma transição é preciso encontrar um ponto em comum em que a geração de riqueza e emprego não signifique a morte e uma tragédia”, defendeu o deputado.

Apesar do relatório apresentado na comissão já estar pronto para apreciação final, Aliel alertou que este debate deve sair do discurso e reforçou que há a necessidade de observar os interesses, ainda que legítimos, de quem defende o projeto apelidado de “PL do Veneno”. “Eu estou representando o anseio de milhões de brasileiros que já tiveram ou possam vir a ter problemas de saúde porque nós nos omitimos. Esse debate deveria ter feito lá atrás. O Brasil, que é referência na produção agrícola está atrasado”, concluiu.

Uma nova reunião para análise e votação do relatório está marcada para o próximo dia 21 de novembro, às 10h. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

26 de novembro de 2024

Mabel Canto em Paris

Divulgação

26 de novembro de 2024

Lote 3 prevê novos contornos de 42 km em Ponta Grossa e viadutos na BR-376

Divulgação

26 de novembro de 2024

Hospital Universitário da UEPG inicia cirurgias de mutirão de ortopedia

Arquivo

26 de novembro de 2024

Assembleia Legislativa do Paraná devolveu R$ 432 milhões aos cofres públicos em 2024

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos