10 de maio de 2021

Aliel quer suspender portaria que permite supersalários

Divulgação

Parlamentar apresentou projeto para revogar Portaria do Governo que permite que aposentados e militares recebam acima do teto.

O deputado federal Aliel Machado (PSB) apresentou na última semana, um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar os efeitos da Portaria 4.975, do Ministério da Economia, que altera o teto remuneratório previsto na Constituição Federal. A portaria permite que aposentados e militares da reserva acumulem as suas aposentadorias e seus soldos com vencimentos de cargos em comissão de forma integral, ainda que a soma de suas remunerações ultrapasse o teto. Isso significa que ministros como Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil) e Braga Netto (Defesa) recebam acima do teto constitucional, atualmente em R$ 39,2 mil.

De acordo com o deputado paranaense, a medida do Governo é ilegal e imoral. “O país atravessa a pior crise sanitária de sua história, também enfrenta uma crise econômica devastadora: são mais de 14,6 milhões de trabalhadores desempregados (14,5% da população) e mais de 27 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza. É nesse cenário que o Governo propõe uma medida que irá custar mais de R$ 180 milhões aos cofres públicos, segundo estimativas”, questiona Aliel.

Segundo o PDL proposto por Aliel, ao publicar a portaria, além de violar disposição constitucional sobre o teto remuneratório, o Governo feriu de morte o princípio constitucional da moralidade administrativa, que diz que a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato, não pode exceder os subsídios mensais de referência.

“Não restam dúvidas de que a medida adotada pelo Ministério da Economia viola o principio da moralidade administrativa e os supracitados dispositivos constitucionais. Pelo exposto, entendemos que a aprovação do nosso PDL é de inegável importância e relevância, sendo que rogamos o apoio de Vossas Excelência para tal finalidade”, defende o deputado. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos