Arquivo
O deputado pontagrossense ainda não decidiu o seu posicionamento. O governador Ratinho Júnior conta como certo o apoio do PSB à sua reeleição, o que lhe é garantido pela sua base, mas poderá se surpreender ao subestimar a força de Aliel Machado.
O deputado federal Aliel Machado (PSB), que buscará no ano que vem a reeleição para o seu terceiro mandato, conquistou ao longo dos últimos sete anos de mandato em Brasília respeito de colegas no Congresso, lideranças partidárias e até no Governo, pelas suas convicções, posições firmes e capacidade de diálogo. Atualmente ocupa a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, uma das mais importantes da Câmara, foi vice-líder da Oposição, vice-presidente da Comissão de Educação e vice-líder do PSB, entre outros cargos em comissões e frentes parlamentares.
Membro do diretório nacional do PSB, possui grande prestígio junto ao comando da legenda. Em 2018, deixou a Rede para ingressar no PSB junto com o seu colega Alessandro Molon (RJ), atual líder da oposição, com quem possui grande afinidade.
Aliel pode usar do seu prestígio para apadrinhar a entrada do ex-senador Roberto Requião no partido, rompendo com a base do governador Ratinho Junior, o deputado federal Luciano Ducci, e os estaduais Luiz Cláudio Romanelli, Alexandre Curi, Artagão Júnior, Tiago Amaral e Jonas Guimarães, viabilizando a candidatura da oposição – já que o ex-senador só tem o PT como opção; ou apoiar a reeleição de Ratinho Júnior.
Aliel ainda não decidiu o seu posicionamento. À nível nacional, o PSB está alinhado com a pré-candidatura do ex-Presidente Lula, que deverá formar palanque com Requião no Paraná. Embora Ratinho Jr. cerque pessoalmente o PSB, junto com a sua base, Aliel não está à vontade para apoiá-lo. É grande a crítica da esquerda – da qual faz parte – a esse apoio. Além do que, entraria para a base de Ratinho Jr. com o bonde andando, sem assento na janela.
O governador Ratinho Jr. conta como certo o apoio do PSB à sua reeleição, o que lhe é garantido pela sua base, mas poderá se surpreender ao subestimar a força do jovem deputado pontagrossense.