Divulgação
Proposta está sendo feita pelo partido, que irá promover uma autorreforma e visa contribuir para uma mudança do sistema político.
Com o slogan “Brasil, um passo adiante”, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou neste final de semana um amplo debate para uma autorreforma, que visa também contribuir para a mudança do sistema político e formular uma proposta inovadora de desenvolvimento para o Brasil. O encontro contou com lideranças nacionais do partido e também de países como Portugal, Chile, Espanha e Uruguai. O deputado federal pontagrossense Aliel Machado (PSB-PR) participou do evento, que foi realizado no Rio de Janeiro (RJ).
De acordo com o parlamentar, a discussão é muito importante para que os partidos discutam os verdadeiros interesses da população. “Os partidos foram ficando cada vez mais distantes do cidadão. A polarização que toma conta do país só prejudica o debate e em nada contribui para encontrarmos novas opções de desenvolvimento para o Brasil. Por isso o PSB sai na frente ao realizar um amplo debate sobre o futuro do próprio partido e também dos caminhos para uma mudança política”, revela Aliel.
Ainda segundo Aliel, “num momento tão difícil para o país, onde a desigualdade social está agressivamente afetando os brasileiros, nós reconhecemos as falhas do sistema político e queremos ouvir as pessoas para fazer as transformações necessárias”.
Para o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, é preciso ter coragem de admitir que o sistema político fracassou e dar um passo à frente no sentido de se reinventar, se transformar numa alternativa real e contemporânea aos desafios do país e às exigências da sociedade. “A superação dos problemas atuais depende de reformas estruturais do Estado brasileiro, do Sistema Partidário e da construção de um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”, defende.
AMPLO DEBATE – Ao longo do ano de 2020, o texto da autorreforma ficará em consulta pública para discussão nos estados e municípios. O período de participação dos filiados e da sociedade civil vai até março de 2021, quando será realizado o XV Congresso Nacional do PSB.
A Conferência Nacional teve participação de integrantes do Diretório Nacional; Diretoria, Conselho Curador e coordenações estaduais da Fundação João Mangabeira; quatro representantes de cada segmento social (NSB, JSB, SNM, SSB, LGBT e MPS), deputados federais; senadores; e presidentes estaduais. (Com assessorias)