7 de setembro de 2022

Aliel Machado vai recorrer para garantir Piso da Enfermagem

Divulgação

Deputado defende piso salarial para profissionais da Enfermagem e lembra que trabalhadores foram essenciais durante a pandemia.

O deputado federal Aliel Machado (PV) vai recorrer da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, de suspender o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem. A decisão liminar do ministro foi tomada no último domingo, 05, em uma ação movida pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde).

Aliel lembrou que decisão judicial se cumpre, mas também se discute. “Todo o processo legal na aprovação da lei do Piso foi garantido, além disso também aprovamos o Piso Nacional colocando na Constituição o piso da categoria da Enfermagem. Entendo que não pode o lado mais fraco, os profissionais da Enfermagem, pagarem pelo descaso no financiamento da saúde”, conta Aliel.

O deputado federal explica que a alternativa agora para superar o impasse é reverter a decisão liminar do ministro Barroso, questionando a decisão liminar, tomada isoladamente por Barroso. “Precisamos que a sociedade se mobilize, cobre seus representantes políticos e também o próprio Congresso. Temos projetos a serem votados no Congresso que podem financiar o pagamento do Piso”, diz Aliel.

O parlamentar cita como projetos que podem viabilizar os recursos para pagamento do piso a proposta de desoneração da folha salarial dos hospitais, a taxação de lucros e dividendos de grandes fortunas. “Essas e outras matérias podem contribuir com o recurso necessário. A regra está na lei e é de direito da categoria, deve ser cumprida pelos empregadores”, lembra Aliel.

O deputado do PV lembrou que, durante a pandemia, os profissionais da Enfermagem foram essenciais e que agora devem ser valorizados. “Os profissionais da Enfermagem foram essenciais durante a pandemia e agora merecem uma valorização financeira que há muito se cobra. Para além do reconhecimento do papel heróico que eles tiveram, precisamos valorizá-los com pagamento adequado”, diz Aliel.


Situação de hospitais filantrópicos e entidades do terceiro setor

Aliel lembra ainda que conhece a situação financeira delicada dos hospitais, especialmente os filantrópicos, além da situação das instituições do terceiro setor, mas destaca que é necessário cumprir o Piso da Enfermagem. “Conheço a situação dos hospitais filantrópicos, das instituições e do próprio Estado. Mas essa é uma questão de prioridade.. um país que zera impostos sobre jet ski não pode reclamar de falta de recursos para a Saúde. Saúde é prioridade”, explica o parlamentar. (Com assessoria)

Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos