Arquivo
O deputado pontagrossense elaborou parecer do PL que cria Sistema Brasileiro de Comércio e Emissões.
O deputado federal Aliel Machado (PV) tomou posse ontem, 1º, para o terceiro mandato na Câmara dos Deputados. O pontagrossense foi reeleito nas últimas eleições com quase 95 mil votos em mais de 300 municípios do Paraná. Durante os dois primeiros mandatos, Aliel presidiu comissões importantes, como a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) e foi membro da Comissão de Educação, Comisso de Esportes, Comissão de Viação e Transportes, entre outras.
“Atuamos hoje em mais de 150 municípios paranaenses. Vamos continuar fazendo um mandato municipalista, que busca atender as demandas trazidas pelas lideranças locais. Também vamos continuar nosso trabalho em defesa da Educação, dos trabalhadores, além da luta pela Enfermagem. Conseguimos aprovar o piso da categoria e também do magistério, mas precisamos consolidar essas conquistas e lutar por mais justiça social para todos”, revelou.
O deputado que cresceu na Vila Hilgemberg, periferia de Ponta Grossa, vive lá até hoje. É filho do seu Ali Bark, que faleceu ano passado, e da dona Sueli Machado. Iniciou a trajetória muito cedo, ainda na juventude. Foi líder estudantil e integrou movimentos sociais, lutando por melhorias no transporte público.
Eleito vereador em Ponta Grossa com apenas 22 anos, na ocasião Aliel conquistou a presidência da Casa, sendo o mais jovem a ocupar o cargo até hoje. Durante o período na presidência, Aliel tomou medidas por mais transparência no Legislativo. Determinou a instalação de rastreadores em todos os veículos (gerando uma economia de 70%) para evitar o mau uso dos carros utilizados pelos vereadores. Também limitou o valor do gasto nas contas de celulares e proibiu duas votações de projetos na mesma sessão, visando mais transparência e mais oportunidade de participação popular nos projetos da Casa. Com isso, em apenas dois anos como vereador, foi candidato a deputado federal em 2014, sendo o mais votado da história em Ponta Grossa.
Já na Câmara Federal, Aliel foi membro titular da Comissão de Educação já a partir do primeiro ano, além de ser suplente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), membro da Comissão do Esporte e da Comissão de Viação e Transportes. Também foi relator das alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), percorrendo vários Estados do país ouvindo especialistas e debatendo com a população.
Entre 2021 e 2022 o parlamentar foi eleito presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), umas das mais importantes da Câmara. Na presidência, Aliel representou o parlamento em eventos importantes como a COP 26, na Escócia, e Congressos de tecnologia, além de ter debatido a implantação da tecnologia 5G na telefonia e de ter defendido a Ciência e as vacinas durante a pandemia de Covid-19.
O deputado reforçou o compromisso com Ponta Grossa e com a região dos Campos Gerais, além de reafirmar o trabalho em prol das demandas sociais. “Nossa luta em defesa dos que mais precisam, por justiça social, por uma educação pública de qualidade, saúde digna, entre outras pautas, continua. Sempre com o apoio da minha família e levando comigo a esperança de milhares de paranaenses que acreditaram no nosso trabalho”, completou. (Com assessoria)