4 de novembro de 2024

Aliel Machado é nomeado membro de comitê voltado ao desenvolvimento sustentável no Brasil

Divulgação

Referência na defesa de pautas ambientais, deputado ponta-grossense atuará junto ao Governo Federal com foco na execução do 'Pacto pela Transformação Ecológica'.

O deputado federal Aliel Machado (PV) foi nomeado nesta sexta-feira, 1º, como membro do Comitê Interinstitucional de Gestão referente ao ‘Pacto pela Transformação Ecológica’. A nomeação do parlamentar ponta-grossense foi publicada com autorização do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Aliel agradeceu a indicação do Governo e reconheceu a importância do tema para o futuro do Brasil. “Agir em prol das causas ambientais é defender o futuro da nossa sociedade, dos nossos filhos e netos. É uma temática que não está mais somente no âmbito teórico. Já estamos sofrendo os impactos da devastação e da crise climática. É preciso tomar decisões de forma estratégica, e com responsabilidade. Fico extremamente orgulhoso em poder atuar junto ao comitê”, destacou.

COMITÊ INTERINSTITUCIONAL – Segundo Aliel, o objetivo do comitê de gestão é definir as diretrizes estratégicas e as prioridades para a implementação dos compromissos e das matérias prioritárias previstos no ‘Pacto pela Transformação Ecológica’, lançado pelo Governo Federal no segundo semestre deste ano.
A equipe será responsável por coordenar a articulação entre os Poderes e outras esferas de Governo para a execução das medidas previstas no Pacto, além de monitorar o cumprimento dos compromissos e das matérias prioritárias estabelecidas, com base em relatórios semestrais apresentados por um Comitê Executivo. O grupo também poderá promover ajustes nas diretrizes estratégicas, nas ações e nas medidas, a fim de garantir a consecução dos objetivos.

UNIÃO PELA SUSTENTABILIDADE – O ‘Pacto pela Transformação Ecológica’ entre os Três Poderes do Estado Brasileiro foi assinado em agosto deste ano pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelos presidentes do Senado Federal (Rodrigo Pacheco), Câmara dos Deputados (Arthur Lira) e Supremo Tribunal Federal – STF (Luís Roberto Barroso).
O compromisso assumido pelo Governo Federal leva em consideração a sustentabilidade ecológica; o desenvolvimento econômico sustentável; a justiça social, ambiental e climática; considerações dos direitos das crianças e gerações futuras; e estratégias de prevenção a eventos climáticos extremos.

DESTAQUE – Aliel Machado é referência nacional e internacional na defesa do meio ambiente. Como relator do Projeto de Lei do Mercado de Carbono, aprovado em dezembro de 2023, o deputado federal se tornou referência na chamada ‘Pauta Verde’. Recentemente, Aliel também se tornou presidente da Frente Parlamentar da Bioeconomia e foi vencedor do Prêmio Economia Verde. (Com informações da Assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

28 de janeiro de 2025

Prefeito de Tibagi assina decreto de emergência e aguarda homologação do governador

Divulgação

28 de janeiro de 2025

Tibagi busca ampliar parceria com CimSaúde

Divulgação

28 de janeiro de 2025

Julio Kuller convida Elizabeth para sessão do retorno do Legislativo

Divulgação

27 de janeiro de 2025

Prefeitura de PG convoca mais 73 profissionais da educação aprovados em concurso

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos