Divulgação
O deputado foi um dos convidados para falar sobre o tema durante seminário organizado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.
Um seminário organizado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) discute hoje e amanhã, 08 e 09, em Curitiba, os impactos da reforma da Previdência proposta pelo governo federal. O deputado federal Aliel Machado (PSB) foi um dos convidados para falar sobre o tema. Ele é integrante da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência e tem percorrido vários municípios para debater o assunto.
Durante sua fala Aliel apresentou dados sobre o impacto da reforma para os trabalhadores do Regime Geral da Previdência. “Tem muitas informações a serem esclarecidas para a sociedade. A questão da aposentadoria rural, que vai impactar de forma muito pesada nos pequenos municípios, o fim do PIS para quem ganha até dois salários mínimos, o novo cálculo da média dos salários para o pagamento do benefício (que irá puxar o valor das aposentadorias para baixo), o aumento de idade para professores, entre outras”, afirmou o parlamentar.
O deputado discorda do governo federal e defende que a reforma não irá corrigir distorções. Ele considera que ajustes são necessários, desde que sejam realizados com justiça. “Não é justo exigir de um trabalhador braçal 65 anos de idade e 40 de contribuição para se aposentar com o benefício integral. Além disso as mulheres serão as mais afetadas. Um estudo aponta que simplesmente metade delas não vai mais conseguir se aposentar. É isso que procuramos esclarecer para sociedade”, alertou Aliel.
Também participaram do evento o representante do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Clemente Ganz Lucio, o deputado federal Rodrigo Coelho (PSB-SC), além de representantes da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (ANFIP). (Com assessoria)