21 de setembro de 2023

Aliel entrega homenagem em audiência com Papa Francisco

Divulgação

Parlamentar, que é presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, entregou o Prêmio Zilda Arns em audiência oficial no Vaticano.

O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) entregou ontem, 20, no Vaticano, uma homenagem concedida pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) ao Papa Francisco. A indicação do Papa partiu do presidente Aliel, e a votação para validar a escolha ocorreu no dia 22 de agosto deste ano. A escolha de homenagear Francisco evidencia o trabalho de enorme relevância mundial em defesa dos idosos que o Pontífice realiza.

Presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, o deputado paranaense falou sobre a emoção do encontro. “Foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida. Tivemos, junto com outros parlamentares, a oportunidade de ter uma audiência com o Papa Francisco. O tema da nossa audiência foi o direito da pessoa idosa e os desafios que nós temos no nosso país. O papa falou da luta que devemos ter em defesa dos mais humildes, dos mais pobres. Além disso, fiquei muito honrado porque ele agradeceu por ter entrado na política e por lutar pelos que mais precisam”, revelou Aliel.

Durante o encontro, o parlamentar entregou ao papa a homenagem concedida pela Cidoso, o Prêmio Zilda Arns.  O Prêmio é uma forma de reconhecimento às pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas e consiste em um diploma de menção honrosa, concedido anualmente a até cinco homenageados. Seu nome homenageia a Dra. Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitárias, uma das fundadoras da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Conselheira no Conselho Nacional de Saúde, Zilda Arns também trabalhou no Ministério da Saúde.

Os deputados entregaram ainda uma carta em italiano sobre a importância da luta pela ratificação da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos. Após a audiência com os brasileiros, que durou cerca de 30 minutos, o Papa Francisco se dirigiu para a audiência geral, que ocorreu na Praça São Pedro, com a presença de centenas de fieis. Durante a fala, o papa agradeceu e fez questão de citar o encontro com os parlamentares brasileiros. “Antes de vir para cá, tive uma reunião com legisladores brasileiros que trabalham para os pobres, que tentam promover os pobres com assistência e justiça social. E eles não se esquecem dos pobres: eles trabalham para os pobres”, contou Francisco, ao concluir a catequese ao dizer da importância do testemunho que escutou do trabalho que este grupo faz pelos mais necessitados, e fez um convite: “não se esqueçam dos pobres, porque serão eles que abrirão a porta do céu”.

O grupo de deputados da missão oficial da Câmara é composto por sete deputados federais que fazem parte da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso): Aliel Machado, Castro Neto, Reimont Otoni, Flávia Morais, Simone Marquetto, Leandre Dal Ponte e Zé Catedral. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos