Arquivo
Parlamentares aprovaram o convite à presidente da Capes, Cláudia Toledo, durante reunião da Comissão da Ciência e Tecnologia; “precisamos nos unir contra o retrocesso”, afirmou o deputado.
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados elegeu hoje, 19, a presidente da recém-criada subcomissão especial que vai acompanhar a implantação da tecnologia 5G no Brasil. A reunião, que foi conduzida pelo presidente, deputado federal Aliel Machado (PSB-PR), elegeu a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) como representante do colegiado. O deputado Vitor Lippi (PSDB) foi indicado para a relatoria.
De acordo com o presidente, a subcomissão será importante para a discussão da implantação da tecnologia 5G no país. “Nesse momento de crise econômica, de disputa mundial por novas tecnologias e num momento em que a internet se tornou ainda mais importante pelos encontros virtuais, com a mudança da lógica na educação e no avanço do setor produtivo, há uma expectativa muito grande pela implantação do 5G. O que não significa apenas a implantação, mas a chegada da internet a lugares onde estão órfãos de comunicação. Por isso, ela vai contribuir para reduzir as desigualdades”, afirmou Aliel.
A subcomissão também vai propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação relacionada aos serviços de telecomunicações.
Durante a reunião, a deputada federal Luiza Erundina (Psol-SP) elogiou a condução dos trabalhos e se colocou à disposição para auxiliar nas discussões. “O deputado Aliel tem conduzido de forma impecável o trabalho dessa comissão e tenho certeza que a criação dessa subcomissão irá contribuir muito para a democratização da comunicação no nosso país”, destacou Erundina.
VICE-PRESIDÊNCIA – Foram eleitos nesta quarta-feira também os vice-presidentes da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Através de votação entre o colegiado, o deputado federal Bira do Pindaré (PSB-MA) foi eleito como o primeiro vice-presidente, acompanhado dos deputados Milton Coelho (PSB) e Roberto Alves (Republicanos). (Com assessoria)