Arquivo
Com o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, UPA Santana passará a receber R$ 2,2 milhões por ano do Governo Federal.
No dia em que milhares de enfermeiros e profissionais da categoria se reuniram em Brasília para pedir a liberação do Piso Nacional da Enfermagem, o deputado federal Aliel Machado (PV) se reuniu em Brasília com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Entre os assuntos levados ao Ministério pelo parlamentar está o plano de implantação do Piso e também sobre a contratação de médicos do programa Mais Médicos para o Brasil, lançado na última semana.
“É uma grande alegria voltar ao Ministério da Saúde e ver que ele está sendo liderado por uma mulher competente, que respeita a ciência e a saúde. Pude compartilhar alguns trabalhos junto com a ministra Nísia quando eu presidi a Comissão de Ciência e Tecnologia. E hoje, falamos sobre o Mais Médicos e temos uma notícia boa. Já está em vigor a Medida Provisória e a gente já garantiu a presença dos médicos nos municípios que nós representamos”, destacou Aliel. Nesta fase devem ser contratados 5 mil médicos para todo o país.
Sobre a implantação do Piso Nacional da Enfermagem, o deputado revelou que a ministra disse que nas próximas semanas o Ministério deverá divulgar o modelo de implantação. De acordo com Aliel, esse é um pedido do Presidente Lula, para que seja feito o mais breve possível, porém com critérios e dentro de um planejamento que contemple a sustentabilidade dos municípios. “Com responsabilidade e seriedade está sendo preparado um modelo sustentável, onde os municípios vão conseguir honrar com os compromissos. E logo teremos enfim essa conquista tão esperada e importante, que lutamos há tanto tempo”, revelou ele.
A ministra parabenizou ainda o deputado pelo trabalho que ele desempenhou na condução da presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia. “Quero também colocar minha expectativa agora na condução dos trabalhos no cuidado com a população idosa. Nosso país está envelhecendo e essa é uma pauta que nós estamos debatendo com muito afinco no ministério. Além de ser uma satisfação contar com o seu apoio nas pautas tão importantes como o Piso da Enfermagem e também o Mais Médicos para o Brasil, que foi desestruturado e que agora estamos retomando”, disse a ministra. (Com assessoria)