26 de fevereiro de 2021

Aldo Bona visita projetos da UEPG

Divulgação

O Superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, esteve na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ontem, 25, para visitar o Laboratório de Biologia Molecular vinculado ao Laboratório Universitário de Análises Clínicas e o Museu de Ciências Naturais.

O Superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, esteve na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ontem, 25, para visitar o Laboratório de Biologia Molecular vinculado ao Laboratório Universitário de Análises Clínicas e o Museu de Ciências Naturais.

Segundo o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, ambos os projetos são importantes para a instituição. “Nós estamos credenciando o Laboratório de Biologia Molecular no Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) para sermos um dos laboratórios de testagem de Covid-19 RT-PCR, o que vai permitir que a gente acelere os resultados dos testes feitos em Ponta Grossa. Além disso, o Superintendente também visitou o Museu de Ciências Naturais para conhecer essa nova estrutura que estamos criando e dialogar sobre as ações futuras nesse espaço”, informa.

De acordo com Aldo Bona, “o laboratório de biologia molecular é qualificado e servirá ao Paraná. Ficará como um legado da pandemia para todas as estruturas de saúde terem de maneira local diagnósticos adequados, precisos, com qualidade e com segurança acima de tudo para os colaboradores”, afirma.

O Coordenador do laboratório, Bruno Ribeiro Cruz, explica que a capacidade atual é para aproximadamente 60 testes por dia, mas com o projeto de ampliação que está sendo realizado pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), a equipe poderá ampliar a capacidade para em torno de 100 amostras por dia.

O projeto também prevê para a UEPG a entrega de um robô de extração do material genético do vírus e um ultrafreezer de 80 graus negativos, que será utilizado para guardar as amostras, bem como os reagentes do laboratório de forma adequada. “Esses equipamentos vão dar muito mais segurança para o pessoal do laboratório e ajudar a fornecer mais qualidade e padronização nos testes de Covid-19 realizados”, diz Bruno.

Além dos testes de Covid-19, o laboratório poderá fazer a detecção por biologia molecular de outros tipos de vírus e também diagnósticos de câncer e leucemia, conforme explica Bruno. “Esse é o nosso intuito com o laboratório no futuro. Nós gostaríamos de agradecer ao Aldo Bona, à Seti e Sesa pelo apoio e por terem cedido à Universidade três bolsistas que ajudaram a montar o laboratório. Agora estamos aguardando a visita da vigilância sanitária, que irá fazer a liberação para que possamos começar os testes”. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos